O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte parabeniza cada um dos mais de 100 mil servidores e servidoras públicas do Estado do RN, que se dedicam nos seus trabalhos e exercem suas funções com altíssima excelência.
Essa data, dia 28 de outubro, é muito mais que um dia de comemoração. Também é a hora de lembrar das lutas e conquistas da categoria, da importância que temos na estrutura pública da sociedade, e também é um momento para homenagear todos que formam o time e vestem a camisa do serviço público potiguar.
O SINSP é reconhecidamente um sindicato que abre as suas portas para ouvir a demanda de cada servidor e a partir das suas necessidades empenha esforços para prestar o melhor apoio possível aos funcionários do Estado. O SINSP sempre está na estrada, visitando todas as regiões do Estado e sendo recebido de braços abertos por essas pessoas que têm como paixão servir o público.
A seguir vamos contar histórias de alguns desses servidores que estão com o SINSP por todo o Rio Grande do Norte. Esses guerreiros potiguares e seus depoimentos representam cada um dos servidores públicos do RN
Vanusa Lima tem 20 anos de serviços prestados para Educação do Estado e não esconde o orgulho da sua profissão.
“Pra mim é um privilégio servir a sociedade. O maior compromisso do servidor público é servir a todos... A missão do servidor é de servir o interesse coletivo, mantendo o sigilo, a ética”, Vanusa Lima.
Lissandra Gomes trabalho no IDEMA e vive em Mossoró. A servidora comemora o seu dia agradecendo o incansável trabalho do SINSP.
“Quero agradecer ao sindicato porque acho que com ele o servidor público é visto. Quando o sindicato faz um trabalho de busca aos nossos direitos, a gente se sente realmente privilegiado e sentimos que existimos. Não somos uma mera categoria, somos uma categoria que move o Estado”, Lissandra Gomes
Maria Selma de Oliveira está aposentada após 32 anos de serviço prestados ao Estado. Metade desse tempo foi exercendo funão na Central do Cidadão de Caicó, onde ela vive.
“Trabalhei 32 anos, trabalhei bem, servi muito bem ao Estado. Eu agradeço pelos 32 anos e por hoje estar aposentada”, Maria Selma de Olveira.
Raufran Gomes é servidor público há 19 anos e sabe bem qual o real valor de ser servidor.
“Somos são de fundamental importância para o Estado. Servidores esses que independem de indicação política, que entrem através do concurso público, que tenham sua autonomia para prestar um bom serviço à população”, Raufran Gomes.
Uberlândia Maria Fernandes trabalhou 33 anos na Educação, antes de se aposentar. A servidora guarda em si ótimas lembranças da profissão que teve por toda a vida.
“Aprendi muita coisa nesse tempo. Tenho muitas saudades. Servir era tudo pra mim”, Uberlândia Fernandes.
Moésio Dantas está há 30 anos trabalhando para o Estado e para toda a sociedade potiguar, e fala da relevância de sua profissão.
“Se não fosse o servidor público o Estado não funcionava. O servidor público é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado”, Moésio Dantas.
José Roberto da Silva está na ativa há 37 anos. Próximo de sua merecida aposentadoria, o servidor lembra de como somos importantes para a população como um todo.
“A sociedade quando procura o Estado, somos nós que os recepcionamos. Servidor público é essencial. Por isso somos de extrema importância, porque estamos nos órgãos públicos disponíveis para servir à sociedade”, José Roberto da Silva.
Selma Vieira está há 35 anos servindo à sociedade na área da Educação e tem orgulho de sua função no Estado.
“É muito gratificante. Eu servi o público, eu estou servindo o público. Atendendo as necessidades de todos. A função dos nós servidores é essencial para o Estado”, Selma Vieira.
Maria do Socorro Meira trabalhou por 31 anos antes de se aposentar. Ex-servidora da Educação, Socorro fez um balanço dos seus anos nos colégios do Estado.
“Trabalhei em escola, então posso dizer que servidor é uma das prioridades da Educação. Tanto o funcionário, como o professor, são eles importantíssimos para que haja um bom trabalho nas escolas”, Maria do Socorro Meira.
Maria Vanuzia Simão, moradora de Assu, comemora a data, mas lembra também do atual momento de pandemia que vivemos e que, dessa vez, vamos ter que celebrar à distância.
“Eu com 34 anos de serviço, sempre trabalhei e vesti a camisa de todas as escolas pela qual passei. Sempre dei o meu melhor. O dia do servidor é um dia para comemorar. Mas infelizmente, nesse ano, não acredito que seja possível nos encontrarmos para comemorarmos.”.
Mesmo longe um do outro, todos os servidores públicos estão juntos e interligados pela mesma causa, pelo mesmo ideal: servi bem o público potiguar. Todos têm o mesmo objetivo. E por esse motivo que existe o SINSP. Para unirmos e lutarmos por nossa categoria, seja perto ou mantendo o distanciamento social, o trabalho não para e nunca parou. Somos e sempre seremos servidores públicos, com muito orgulho.
Mensagem da Presidenta do SINSP, Janeayre Souto.
“Olá, servidor e servidora do Rio Grande do Norte. É sempre muito gratificante tê-los conosco, seja em nossas viagens por todas as regiões do Estado, seja nas visitas as secretarias e demais repartições públicas ou abrindo as portas do SINSP em Natal ou na cidade de Mossoró.
Eu, como servidora pública, não poderia deixar passar essa data. Esse dia que tanto me orgulho em comemorar do meu jeito: com luta e suor. Vocês já conhecem meu jeito de ser e sabem que não descanso enquanto têm servidor com problemas ou dificuldades.
Mas, agora, vou parar para tomar um fôlego, deixar todo esse trabalho de lado, durante apenas cinco minutinhos, e dizer para os mais de 100 mil servidores que o nosso sindicato representa que eu tenho orgulho de vocês. Orgulho pela dedicação, pelo trabalho, pela disciplina, pelo respeito e por servir à todos com excelência. Desse jeito que só um funcionário público sabe fazer.
Infelizmente, a pandemia não vai deixar que eu me aproxime e os abrace. Mas aqui de longe, respeitando o distanciamento social, envio meus sinceros parabéns pelo nosso dia. Também agradeço pelo trabalho prestado ao Estado do RN e a toda população. Aproveito para lembrar que tudo isso vai passar e logo estaremos próximos novamente.
Somos muitos, somos fortes e estamos unidos com SINSP!”