Na manhã da sexta-feira (22), a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (Sinsp/RN) esteve na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN (SEEC), em reunião com a Secretária Adjunta de Educação, Mônica Guimarães, a diretoria do Sinsp RN solicitou uma audiência para tratar da gratificação de mérito educacional (GME).
O primeiro assunto discutido foi a GME, a Secretária Adjunta, Mônica Guimarães, explicou que durante a Jornada Pedagógica, realizada durante os dias 15 à 17 de dezembro, a SEEC apresentou seis programas prioritários para 2018. "Entre eles está o Programa de valorização profissional (PROFMAIS), dentre as várias ações que estão previstas neste programa, a SEEC colocou como meta para 2018 a organização do pagamento da GME. Para que receba a gratificação aqueles servidores que são assíduos e estão cumprindo o seu papel conforme estabelece a lei que criou a GME, não há nenhum risco de acabar com a gratificação". afirma Mônica Guimarães.
A diretoria do Sinsp RN expôs a preocupação da categoria, já que a para os servidores que têm direito à gratificação, ela representa uma parcela importante do seus proventos.
A Secretária Adjunta trouxe uma excelente notícia para a categoria, durante a reunião Mônica afirmou que há um esforço da gestão (SEEC), para a realização de concurso público para cargos técnicos da SEEC. "Reconhecemos a necessidade de concurso público e vamos buscar atender este pleito", afirma a Secretária Adjunta.
Há anos que o Sinsp/RN vem denunciando a terceirização desenfreada que toma conta da Administração Direta do RN, onde o Governo do Estado não realiza concurso para preenchimento das vagas por aposentadoria ou falecimento. A expectativa de um concurso público é uma notícia muito positiva.
"Avaliamos como positiva a reunião com a Secretária Adjunta, visto que saímos com a confirmação de que não há risco de retirada da GME, e a expectativa de realização de concurso público para os cargos técnicos da SEEC", afirma Janeayre Souto (Presidente do Sinsp/RN)