No dia 19 de abril é comemorado o Dia dos povos indígenas. Nessa data mais importante que comemorar é um momento de refletir a importância desses povos e homenagear os inúmeros ensinamentos recebidos historicamente por nossos ancestrais.
Infelizmente, para os próprios indígenas não há muito o que comemorar. São séculos de perseguição e extermínio. Várias tribos foram praticamente executadas por inteiro em seu habitat, quase chegando a extinção. Hoje, esses povos ainda sofrem com a flexibilização do licenciamento ambiental do último governo federal, o que faz que suas terras sejam cada vez mais invadidas. É um momento de muita luta político-social e de muita resistência cultural.
Importância dos povos indígenas
Presente aqui bem antes dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos na sociedade brasileira.
O hábito de tomar banho todos os dias, ou o nosso gosto por comidas à base de milho, mandioca, batata-doce, palmito e frutos foram herdados dos indígenas, bem como a rede, a canoa e a jangada. Transformaram argila em utensílios e deram origem a muitas palavras do nosso vocabulário, como pipoca, gambá e Sergipe, além de nos ensinarem a como retirar da natureza as plantas, base para os remédio.
Esses são apenas alguns exemplos dos inúmeros que os indígenas se mostram presentes no dia-a-dia da população brasileira. Desejamos muita paz aos povos indígenas e agradecemos por todo o ensinamento.