Notícias

12/05/2021
12 de maio é o dia Internacional da Enfermagem
Compartilhe

A realidade dos enfermeiros e enfermeiras do Brasil é baseada em três turnos de trabalho, mais de 40 horas de jornada semanal, baixos salários, falta de Equipamentos de Proteção Individual, exposição sanitária constante e risco de vida. A Enfermagem vive sob o risco constante que foi agravado pela pandemia e protestará no dia 12 de maio para reivindicar visibilidade por direitos que precisam ser garantidos com urgência.

O 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, será marcado por carreata realizada em Natal. A ação proposta visa prestar solidariedade às famílias enlutadas pela Covid-19, homenagear os profissionais da Enfermagem que assumiram o protagonismo à frente da pandemia há mais de um ano. E por último, solicitar o apoio do Senado Federal na aprovação do PL 2564/2020 que institui o piso salarial e carga horária de 30 horas para a Enfermagem brasileira.

“O Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Norte está na luta pelos direitos dos profissionais da Enfermagem”, esclarece o presidente da instituição, Luciano Cavalcanti, que está na organização da ação. Ele destaca que a mobilização tem como público-alvo toda a população norteriograndense que defende a Enfermagem, estudantes, bem como os profissionais da área, tais como enfermeiros, enfermeiras, técnicos, técnicas, auxiliares e parteiras.

O movimento de protestos em prol da Enfermagem está tomando conta do país. Profissionais e simpatizantes de todo o Brasil clamam que senadores e deputados federais votem o projeto de lei. “Essa é uma luta de mais de 67 anos”, recorda Cavalcanti, reiterando que já passou da hora de a Enfermagem ser vista pela sociedade e classe política como uma categoria fundamental para o funcionamento dos sistemas de saúde.

A ação iniciará com concentração às 15 horas na Avenida Engenheiro Roberto Freire em frente a Faculdade Estácio de Sá. O percurso continuará pela Avenida Senador Salgado Filho.

A carreata terá parada obrigatória em frente ao IFRN, seguindo pela Hermes da Fonseca no sentido a Nilo Peçanha nas proximidades do HUOL, onde será finalizada.

 

Saiba mais:

Sindicato dos enfermeiros do RN e entidades nacionais têm audiência com senadora Zenaide Maia

Em meio a pandemia, enfermeiros ainda têm forças para lutar por um piso salarial digno

Covid matou 3 mil enfermeiras e coloca em risco o futuro da profissão

Natália Bonavides luta por criação de Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial para Enfermeiros

Enfermeira empurra maca com paciente com covid-19 por 2 km no Pará


Últimas Notícias