Esta quarta-feira (30) foi o dia nacional de luta pela valorização da enfermagem, e para marcar a data houve mobilizações em todo o Brasil. Em Natal, dezenas de profissionais de saúde marcharam do Hospital Natal Center até o Hospital Walfredo Gurgel.
A ação visa prestar solidariedade às famílias enlutadas pela Covid-19, homenagear os profissionais da Enfermagem que assumiram o protagonismo à frente da pandemia há mais de um ano, e pressionar Senado Federal na aprovação do PL 2564/2020 que institui o piso salarial e carga horária de 30 horas para a Enfermagem brasileira.
A mobilização tem como público-alvo toda a população potiguar que defende a Enfermagem, estudantes, bem como os profissionais da área, tais como enfermeiros, enfermeiras, técnicos, técnicas, auxiliares e parteiras.
São três turnos de trabalho. Mais de 40 horas de jornada semanal. Baixos salários. Falta de Equipamentos de Proteção Individual. Exposição sanitária constante. Risco de vida. Essa é a realidade da maior categoria de profissionais da saúde do Brasil.
Saiba mais:
Enfermeiros do RN participam de Paralisação Nacional pela aprovação de piso salarial
Sindicato dos enfermeiros do RN e entidades nacionais têm audiência com senadora Zenaide Maia
Em meio a pandemia, enfermeiros ainda têm forças para lutar por um piso salarial digno
Covid matou 3 mil enfermeiras e coloca em risco o futuro da profissão
Natália Bonavides luta por criação de Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial para Enfermeiros
Enfermeira empurra maca com paciente com covid-19 por 2 km no Pará