Numa folha salarial com diferença tão absurdas, o governo deveria voltar suas ações para diminuir a já tão enorme disparidade entre os menores e maiores salários entre os servidores públicos do RN.
Em janeiro de 2019, quando o atual governo tomou posse, a diferença entre o menor e o maior dos servidores estaduais era de 31 vezes. Cinco meses depois essa distância subiu para 36 vezes, após reajuste de 16,38% para auditores fiscais e procuradores do Estado.
o Governo do RN fez a opção de reajustar os salários dos procuradores do Estado e de realizar o aumento do abate teto para os auditores fiscais e delegados de polícia, mas excluiu da correção os servidores que ganham na faixa do salário mínimo e que já não recebem reajuste há onze anos. Com a postura, ele se mostrou favorável aos servidores com maiores salários, ultrapassando os 30 mil, 35 mil que tiveram reajuste de 16,38% e barrou a possibilidade de estender esse mesmo reajuste aos funcionários mais simples, como merendeiras, ASG e GNO.
Já não basta ficar mais de uma década, 12 anos, vendo seu salário encolhendo, mas num governo “popular” ter a certeza que seu salário é mais de 36 vezes menor que outros servidores do mesmo Estado. Desde que o atual governo tomou posse, medidas para ampliar a diferença salarial entre o menor e maior salário foram tomadas, contrariando o discurso de que essa seria uma gestão popular. O governo definiu um modelo preconceituoso e discriminatório contra os trabalhadores mais humildes. Até hoje essa diferença só aumenta.
Na medida em que se privilegia os altos salários com reajustes e desvincula o reajuste dos que ganham menos, o governo do nosso Estado empobrece os servidores estaduais, criando com isso um problema bem maior que é o de distribuição de renda. Pior ainda, financiado pelo próprio governo estadual.
O SINSP lutou e lutará para que essa gigantesca diferença salarial seja corrigida! Todos somos iguais e merecemos sermos tratados com respeito! Aumento salarial para os que estão 11 anos a espera de reajuste já!
Saiba mais:
Janeayre Souto escreve carta para Lula narrando situação dos servidores do Estado
Governo do RN só investe para aumentar desigualdade salarial dos servidores públicos