Notícias

13/04/2022
Centrais aprovam pauta unificada da classe de trabalhadores em conferência nacional
Compartilhe

As centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CSB, CTB, Nova Central, Conlutas, Intersindical e Pública aprovaram na última quinta-feira (7), durante a Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat), a Pauta Unificada da Classe Trabalhadora para as eleições de 2022. Trata-se de um documento com medidas emergenciais e estruturais para garantir empregos, recuperar direitos trabalhistas e previdenciários, fortalecer a representação sindical, além de promover a democracia e a vida. A proposta será entregue a todos os candidatos à presidência da República que participarão da disputa eleitoral em outubro.

De acordo com as lideranças sindicais, a prioridade da classe trabalhadora é derrotar o governo Bolsonaro. Isso porque a atual política econômica condenou a maioria da população ao desemprego, à fome e à miséria. Além disso, eles também defenderam como essencial a revogação das reformas trabalhista e da Previdência, bem como o fim do teto de gastos.

Segundo dados apresentados pelas centrais com base em levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 28 milhões de brasileiros estão desempregados, desalentados ou vivem de bico. Ainda, 42,5% dos trabalhadores ocupados não têm carteira assinada, o que corresponde a 40,2 milhões de brasileiros. Já a queda na renda média do trabalho no último ano foi de 9,7%.

A Pauta da Classe Trabalhadora 2022, que será entregue aos candidatos à Presidência da República, ao Congresso Nacional, governos estaduais e assembleias legislativas, reúne propostas condensadas em quatro principais eixos: emprego, direitos, democracia e vida.

Como uma das prioridades está na pauta da Conclat a retomada das obras paradas e os investimentos públicos para garantir a imediata geração de emprego de qualidade, através de planos de obras públicas nas áreas de infraestrutura econômica e social, serviços públicos de educação, saúde, habitação popular, transporte, cultura e lazer.

A primeira edição da Conclat foi em 1981, em Praia Grande (SP), ainda durante a ditadura. Em 2010, parte das centrais organizou uma reedição no estádio do Pacaembu, em São Paulo, então com o mesmo objetivo de hoje. No 1º de Maio, o movimento sindical também terá manifestação unificada.

Leia o documento clicando aqui.


Últimas Notícias