Nesta quinta-feira (18) o “Seminário de Organização 2023 – Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público” concluiu seu segundo e último dia de evento com a apresentação da apreciação e análise dos eixos temáticos do projeto.
O objetivo desse esforço coletivo foi o acolher as melhores propostas e sugestões de lideranças sindicais de todo o país, de modo a assegurar a legitimidade e viabilidade política e jurídica ao projeto prioritário das categorias do serviço público brasileiro. Chama atenção alta representatividade, com lideranças sindicais de categorias nas três esferas (Federal, Estadual e Municipal) e nos três poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário).
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, também disponibilizou o amparo de equipes técnicas que estiveram auxiliando estes grupos na construção de um texto que contemple a segurança jurídica das propostas, a viabilidade de aprovação no Legislativo e a fundamentação teórica da peça.
A direção do SINSP participou do Grupo de Trabalho voltado para discutir a saúde e a segurança no trabalho.
“Hoje estamos tirando as propostas políticas, que serão condensadas e integradas ao texto base projeto. O passo adiante se dará no nosso Seminário Jurídico (dias 21 e 22 de Junho), que fará todo o refinamento sobre os parâmetros legais. Nosso projeto estará plenamente pronto e amadurecido no nosso Congresso Político Extraordinário (dias 29,30 e 31 de Agosto), oportunidade em que estaremos dando ampla visibilidade à proposta final do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público diante de várias autoridades políticas e do meio sindical. Até lá prosseguiremos com nossa maratona de articulações, buscado apoio de todo e qualquer ator social que possa colaborar para que este projeto nacional saia do papel e regulamente, em definitivo, as relações de trabalho das categorias do setor público”, informou o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos.
Grupos de trabalho em ação
Os 8 Grupos de Trabalho foram divididos em 5, seguindo o critério de aproximidade dos temas. Abaixo os eixos temáticos analisados:
Grupos 1 e 2 - Representação coletiva no Setor Público e prerrogativas das entidades e dos dirigentes
Grupo 3 – Negociação coletiva
Grupos 4 e 8 - Formas de Custeio e desenvolvimento, formação e capacitação
Grupos 5 e 6 - Direito de greve e práticas antissindicais
Grupo 7 - Saúde e Segurança no Trabalho
O apanhado de propostas foi recepcionado pela Diretoria Executiva da CSPB e seus assessores. Os encaminamentos serão considerados para o aprimoramento do texto base do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público. Em momento oportuno a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil irá socializar o conteúdo atualizado do projeto.
Com informações da Secom/CSPB com Sindicatos Online