O empréstimo consignado foi liberado pelo Banco do Brasil em junho, após o governo fazer um acordo com a principal instituição financeira que presta o serviço para os servidores do Estado. Isso depois de muita pressão do SINSP para normalização do serviço.
Com a volta dos consignados, também retornaram as tentativas de golpe contra os funcionários.
Relatos de servidores apresentam a tática dos golpistas para retirar dados bancários e até dinheiro das pessoas. Inclusive diretores do sindicato foram abordados por golpistas.
Como é o golpe
Golpistas ligam ou entram em contato pelo Whatsapp e oferecem o empréstimo consignado, comentam que o crédito foi liberado pelo Banco do Brasil, dizem o nome do servidor, e pedem dados bancários para visualizar a margem que o servidor tem.
Inclusive, já é perceptível o golpe no momento que você visualiza que o contato está sendo feito com números de fora do Estado, mas também tem de ter cuidado com números de telefone locais.
Servidor, nunca forneça seus dados. O golpista com essas informações têm acesso a sua conta e podem retirar todo o seu dinheiro.
Orientamos o servidor a desconfiar de todas ligações oferecendo serviços financeiros. Também deve ser questionado se essa pessoa é correspondente do Banco do Brasil, se tem como comprovar isso no momento.
Outro detalhe é o fato do golpista comentar que os dados seriam para fazer um cartão consignado. O Banco do Brasil não produz esse tipo de cartão, o consignado é feito direto na folha de pagamento pela instituição.
O Banco do Brasil, através de seus correspondentes, não pedem nenhum dado do servidor. Nunca passe essas informações a ninguém.
Você também não deve enviar nenhum dinheiro para esses golpistas. Eles afirmam que precisam do pagamento de taxas para verificar a margem do servidor. Nenhum banco cobra dinheiro das pessoas através de ligações ou WhatsApp.
Entre em contato com o SINSP
Se você tiver qualquer dúvida em relação ao empréstimo consignado, o SINSP pode te orientar da maneira correta para não sofrer nenhum tipo de golpe.
Nosso contato pode ser feito pelo 3201-4130 ou 98840-1607 (Whatsapp). Também
pelo email: sinsprn@gmail.com.
Saiba mais sobre consignados:
Empréstimos consignados bloqueados dificultam a vida do servidor
Consignados: após novo atraso de repasse, servidores passaram Natal e Réveillon sem empréstimos
Consignado: parece brincadeira, mas novamente o empréstimo está suspenso