Os servidores públicos do Rio Grande do Norte devem ganhar em breve mais uma oportunidade de qualificação profissional ofertada pelo Governo do Estado. Isso porque a Secretaria de Estado da Administração (Sead), tem planos de abrir três turmas de Especialização em Gestão Pública, de forma presencial, sendo duas em Natal, abrangendo a região metropolitana, e uma terceira com atividades realizadas nos municípios de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó, a fim de atender ao público do interior do estado. A intenção é abrir inscrições no final deste ano e as aulas tenham início no primeiro semestre de 2024.
Nesta quarta-feira (26), o secretário da Administração, Pedro Lopes, cumpriu agenda em Mossoró e reuniu-se com a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora Cicília Maia. Na oportunidade, tratou do ofício em que solicita da instituição uma proposta de criação e oferta do curso supracitado em nível de pós-graduação.
“Temos uma demanda de qualificação profissional constante, de modo que a oferta de capacitação para os servidores, em diferentes níveis, deve ser contínua. Considerando toda a importância e credibilidade da UERN com relação ao ensino de qualidade e à formação de pessoas, solicitamos apoio da instituição para a oferta desse curso de pós-graduação”, afirmou o titular da Sead.
A Especialização em Gestão Pública deve abordar as seguintes áreas temáticas: 1) Gestão de Pessoas, abordando técnicas e estratégias para o gerenciamento eficiente e motivador dos recursos humanos no serviço público; 2) Planejamento e Gestão Governamental, enfocando o desenvolvimento de competências relacionadas ao planejamento estratégico, gestão de projetos e avaliação de resultados no âmbito do setor público; 3) Compras e Logística Pública, explorando as melhores práticas em aquisições, contratações e gestão logística no contexto das instituições governamentais; 4) Gestão de Políticas Públicas, tratando das etapas de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, com ênfase na efetividade e na busca de resultados; e 5) Gestão de Patrimônio, abordando os aspectos relacionados ao inventário, controle e gestão eficiente dos bens públicos.
De acordo com a Sead, a ideia é que o curso seja estruturado em três turmas, cada uma com 45 vagas, com o objetivo de contemplar a demanda de diferentes regiões do estado. Com relação ao cronograma, a expectativa é que as inscrições para o curso sejam abertas no período de novembro e dezembro de 2023, enquanto as aulas e atividades do curso tenham início no primeiro semestre de 2024, de modo a viabilizar a participação dos servidores públicos interessados.
Fonte: SEAD/RN