Segundo levantamento encomendado pelo Movimento Pessoas à Frente e realizada pelo DataFolha, 83% dos cidadãos acreditam que os servidores públicos poderiam oferecer mais serviço à população se tivessem os meios necessários. Somente 18% acreditam que funcionários públicos têm acesso a uma estrutura adequada para uma boa prestação ao povo.
A pesquisa aponta que reconhece que pessoas bem preparadas em cargos importantes de governo produzem impacto positivo em suas vidas, mas aponta que 74% dos entrevistados acreditam que todos ou a maioria dos funcionários públicos enfrentam dificuldades com chefes despreparados. Para 63% dos brasileiros, a minoria ou nenhum funcionário público é respeitado e valorizado pela população do país.
Junto a isso, cerca 80% das pessoas acreditam que a profissionalização da administração pública é importante para combater a corrupção. E 92% dos entrevistados destacam que os trabalhadores da gestão pública precisam de apoio das suas lideranças e chefes para se desenvolverem profissionalmente.
Para a representante do Movimento Pessoas à Frente Clarissa Malinverni, o estudo mostra que há o entendimento de que o funcionalismo precisa de mais apoio e melhores condições de trabalho.
A pesquisa foi realizada com 2.025 pessoas acima de 16 anos em todo o país, na segunda semana de setembro.
Fonte: Coluna Servidor Público - Jornal Extra