Uma comissão de sindicatos que fazem o Fórum Estadual de Servidores Públicos esteve participando da reunião com a Governadora Fatima Bezerra, como primeiro compromisso do Governo.
Participaram da reunião, entidades sindicais, representantes dos Poderes e empresariado.
A governadora Fátima Bezerra anunciou seis decretos governamentais como os primeiros atos para buscar o equilíbrio fiscal do Estado. Um dos decretos é o reconhecimento do estado de calamidade financeira no Estado que, segundo a governadora, tem dívida superior a R$ 2,8 bilhões.
Outro decreto traz a criação de uma mesa de negociação permanente com os servidores públicos, é um pleito histórico do Fórum Estadual de Servidores.
Haverá também a redução do expediente em algumas secretarias com o objetivo de redução de despesas.
“Nos preocupou a proposta de parcelamento dos salários atrasados do ano de 2018. Entendemos que parcelar o passado e pagar em dia o presente, é iludir o servidor. O que a Governadora tem que tentar é mês a mês, buscar reduzir o tamanho do atraso, mas seguindo cronologicamente os pagamentos: Conclusão do décimo de 2017, novembro e dezembro 2018. Não aceitaremos parcelamento de salário. Esta é a posição do SINSP e que defenderei junto ao Fórum de servidores." Declara Janeayre Souto (Presidente do SINSP/RN)
Resumo dos Decretos apresentados pela Governadora Fátima Bezerra:
O Fórum se reúne amanhã (3), para discutir sobre as medidas anunciadas.