Notícias

04/04/2025
Caderno de Negociação do Dieese apresenta dados alarmantes para Servidores
Compartilhe

Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulgou segunda-feira, 31, o Caderno de Negociações edição 87, de março de 2025. Os estudos apontam dados alarmantes para os Servidores Públicos.

A manchete desta edição remete às greves de 2024, motivadas por local de trabalho e condições de segurança. De acordo com o Sistema de Acompanhamento de Greves do Dieese, as reivindicações ligadas às questões de saúde e segurança estiveram presentes na pauta de 130 greves do ano passado. Destas, 51% foram organizadas por Servidores Públicos, 42% pelos trabalhadores da iniciativa privada, e 7,7% por funcionários de estatais.

Já nas estatais, a adequação do local de trabalho aparece em 80% das greves com reivindicações de saúde e segurança. Em metade delas, as condições de segurança são questionadas pelos trabalhadores.

Educação

O Dieese apresenta também o baixo investimento em educação, realizado pelos estados. De acordo com o estudo, mesmo com a exigência de investimento na área de 25% da arrecadação, a maioria dos governos aplicam apenas o mínimo necessário.

No ano de 2024, 16 estados destinaram menos de 1 ponto percentual do mínimo exigido. Outros oito investiram entre 26% e 28%. “Apesar de atenderem à legislação, esse nível de investimento tende a refletir mais uma obrigação fiscal do que uma estratégia efetiva para o desenvolvimento educacional”, aponta o estudo.

Outros pontos destacados pelo Dieese foram os 87% de reajustes com ganhos reais, obtidos pelos trabalhadores com data-base em fevereiro; a queda do emprego público e aumento da contratação pela iniciativa privada no saneamento; o que diz a legislação sobre a saúde mental do trabalhador; e o aumento do valor da cesta básica em 14 das 17 capitais pesquisadas.

Completo

Clique AQUI e acesse o Caderno de Negociação 87, de março de 2025 para conferir a edição na íntegra.


Fonte:CSPB


Últimas Notícias