A Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte vai solicitar ao Governo do RN uma audiência entre OAB, executivo estadual e o Fórum dos Servidores. O interesse em auxiliar os trabalhadores na luta pelos salários em dia foi apontado pelo presidente Aldo Medeiros, em reunião nesta quarta-feira (09) com o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte junto a integrantes do Fórum.
Na ocasião, as frentes sindicais presentes apresentaram as demandas da categoria e relataram a situação enfrentada pelos servidores públicos do estado, sobretudo em razão dos atrasos salariais.
"O Estado precisa deixar bem claro e convencer a sociedade que está realmente priorizando essa situação", disse Aldo.
A expectativa é de que a reunião aconteça já na próxima semana. "Essa gestão tem que nos pagar, o que não pode é nós ficarmos assim", disse Janeayre Souto, presidenta do SINSP.
Também entrou em pauta durante a conversa o projeto preconceituoso e discriminatório encaminhado à Assembleia Legislativa que prevê o reajuste de 16,38% apenas aos procuradores.
"Eu não entendi essa proposta de aumento dos salários dos procuradores. Se o Tribunal se acha fora do mundo, faça o aumento. Que a assembleia não entenda que precisa diminuir... a assembleia tem mais de cem profissionais da área de saúde. Pra quê a assembleia legislativa precisa de mais de cem profissionais de saúde? Eles deveriam estar no SUS, trabalhando na estrutura da Secretaria de Saúde. Que eles não entendam isso, eu até compreendo. Agora, o poder executivo não pode fazer prova contra ele próprio, agir contra seus próprios interesses, que é encaminhar a proposta de aumento dos procuradores", disse Aldo.
Depois de uma manobra estratégica, o projeto, que seria votado no último dia 02 de outubro, foi retirado de pauta e ainda não tem data para ser votado.
Folhas em atraso
A governadora Fátima Bezerra quitou a dívida do 13º salário de 2017. Agora, restam parte dos salários de novembro de 2018, além das folhas de dezembro e 13º.