Representantes do Fórum Estadual de Servidores estiveram reunidos nesta terça-feira (19), com o Governador em exercício do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e a equipe de secretários do executivo estadual.
Mais uma vez, não foi apresentado qualquer calendário para o pagamento dos salários atrasados de novembro, dezembro e décimo terceiro de 2018. Além disso, o 13º de 2019 também é incerto, pois depende de recursos extras, O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do RN lembra que a dívida feita não é da gestão passada e sim do Estado, que deve mais de R$ 725 milhões em atrasados.
Sobre como fica a situação dos servidores estaduais com a Previdência, a equipe do executivo disse que deve mostrar uma proposta em nova reunião com o Fórum de Servidores. O SINSP aguarda, pelo menos, que o Governo melhore a situação da Previdência realizando concursos públicos e diminuindo a quantidade de terceirizados, que nada contribuem para o fundo.
Durante a reunião, os servidores também discutiram sobre o fluxo de caixa do mês atual, o projeto de Lei que deve instituir o Comitê de Negociação Permanente, o retorno dos investimentos na SET, a abertura de negociação sobre o impacto da PEC 06/19 e a reposição salarial de 16,38% para os servidores do executivo.
A reunião com o vice-governador foi marcada na última terça-feira (13), durante o Dia Estadual de Paralisação. A governadora Fátima Bezerra está em viagem e só retorna ao estado em dezembro.
Salários de dezembro
Segundo o Governo do Estado, o pagamento da folha de dezembro será feito como nos meses anteriores, em duas parcelas. A primeira será feita no dia 14 e a segunda no dia 29 do dito mês.