Neste dia 7 de abril, é comemorado em todo o país o dia do Jornalista, instituído em 1931 por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Diante de um governo autoritário como o que se apresenta, que constantemente sugere críticas à atuação da imprensa e trata com desrespeito tantos profissionais empenhados em levar informações verdadeiras e de qualidade, é fundamental lembrar que não há democracia sem uma imprensa livre.
Só com liberdade de atuação e sem censura é possível democratizar o acesso à informação e garantir que tantas pessoas não se escondam em seus poderes, cargos e privilégios para roubar, manipular e ainda assim sair sem punições. É no jornalismo bem feito, na informação apurada, no confronto maduro e nas verdades expostas que se é possível crescer enquanto sociedade crítica ciente de seus locais no espaço.
O SINSP aproveita ainda para parabenizar todos os profissionais no dia de hoje, especialmente no contexto atual de pandemia, em que tantos estão nas ruas, expostos, para que não faltem informações verídicas e atualizações do que estamos enfrentando.
Feliz dia do jornalista!