A governadora Fátima Bezerra precisa requisitar os leitos dos hospitais particulares para criar uma fila única para atender pacientes com COVID-19 em Utis públicas e privadas, em meio ao cenário de pandemia mundial em que os mais prejudicados são sempre os mais pobres. O direito à saúde é uma premissão básica da constituição e mesmo diante do caos imprevisível ao qual o estado passa, não se pode privilegiar o acesso a UTIs apenas aos que têm plano de saúde.
Como o sistema público de saúde potiguar não tem condições estruturais de atender o crescente número de pessoas infectadas - bem como as que podem vir a ser -, é dever do Estado arcar com os custos que viabilizem o direito à saúde aos demais.
O Estado já não contará mais com hospitais de campanha construídos pelo Governo do RN em razão do recuo feito pelo executivo estadual, então, espera-se portanto outras formas de democratizar o acesso aos leitos e não tornar a saúde apenas um bem privado.
COVID-19 no RN
As últimas informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do RN dão conta de que o estado já possui 1536 casos de pacientes confirmados com Coronavírus, além de 5138 casos suspeitos. Até o momento, 68 pessoas já morreram em razão do vírus.
Reiteramos ainda a necessidade de seguir as recomendaões da Organização Mundial de Saúde, sendo as principais delas ficar em casa e, quando necessário sair, usar máscaras.