Neste domingo (01), o distanciamento social foi respeitado por 49% da população do Rio Grande do Norte. O estado teve o segundo pior índice do Nordeste, atrás apenas do Maranhão, que teve 47,8%, segundo os dados da empresa In Loco. No RN, o Governo do Estado ainda não decretou lockdown, flexibilizou o comércio e não propôs nenhuma medida mais rígida de combate ao COVID-19. Numa entrevista nesta segunda (01), o secretário de Saúde de Natal disse que falta coragem dos poderes e governantes dizer o que é serviço essencial.
Na sexta, o isolamento foi de 38,7%. Lembramos que, a taxa ideal conforme o recomendado pelas autoridades sanitárias, é entre 60 e 70%.
Além disso, reiteramos que a recomendação da Organização Mundial de Saúde é, para quem pode, ficar em casa. O isolamento é a medida mais eficaz para conter uma proliferação mais rápida do novo coronavírus.
COVID-19 no RN
No Rio Grande do Norte, 7402 pessoas já testaram positivo para o novo coronavírus e 305 morreram por causa do vírus. Além disso, há 14168 casos suspeitos.