Este ano, os festejos juninos ainda podem ser comemorados. Mas lembrem-se: em casa! Em tempos de pandemia, no qual mais de 50 mil pessoas já morreram por causa do vírus, por uma questão de responsabilidade social e atendendo orientações dos principais órgãos empenhados na temática, deve-se evitar aglomeração. Isso quer dizer que vizinhos, amigos e familiares que não moram juntos, podem esperar.
No Rio Grande do Norte, há também uma portaria que prevê multa de R$ 2 mil para quem insistir em acender fogueiras e promover festas juninas. Além disso, também está proibido soltar fogos de artifício.
Como potiguares entusiastas dessa época, vale reforçar que música de São João, comidas típicas e afins continuam sendo boas opções para não deixar a data passar em branco. Como aliados nesse momento, também estão as videochamadas, para partilhar de forma remota a comemoração caseira particular.
Mas lembre-se: não vale aglomerar!
São João
Tradicionalmente, o 'São João' é comemorado no dia 24 de junho e tem seus festejos iniciados na véspera, dia 23. Há brincadeiras e danças típicas, como a quadrilha, além de comidas características da época.