Os servidores que possuem interesse em solicitar a suspensão da parcela dos consignados, deve seguir o seguinte passo a passo:
1- Acessar o RN Consig por meio do site http://consig.rn.gov.br
2- Com a página aberta, o sistema vai pedir que o servidor faça um login. Para isso, é preciso informar o número de CPF e uma senha. A senha do RN Consig está disponível no contracheque do servidor, que pode ser emitido no Banco do Brasil.
3- Já logado no sistema, a tela mostrará o Painel do Servidor com cinco opções de consulta. Para requerer a suspensão de empréstimos consignados, o servidor deve clicar em "Suspensão"
4- Na opção de "Suspensão", a página vai mostrar as consignações do servidor em que é possível solicitar a suspensão.
5- Agora, o servidor deve clicar no botão X para solicitar a suspensão das parcelas referente ao empréstimo desejado.
6- Por fim, será listado na tela as opções de até quando o servidor deseja suspender o empréstimo. O prazo máximo de suspensão é de até 180 dias.
Além disso, com a senha do RN Consig, também é possível identificar quantas parcelas já foram pagar e quantas ainda faltam de cada empréstimo.
*Com informações da Secretaria de Administração.
Entenda
A ALRN aprovou a Lei que suspende por até 180 dias a cobrança, pelas instituições financeiras, do desconto do crédito consignado feito por servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas.