Notícias

01/09/2020
Governo acata proposta da Aduern para por fim a lista tríplice na Universidade do Estado do RN
Compartilhe

A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta terça-feira (1°) que vai enviar para Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que institui a eleição direta para a reitoria da UERN, acabando com a atual lista tríplice. A minuta do projeto foi elaborada pela assessoria jurídica da ADUERN e pretende alterar a Constituição estadual, retirando o poder do governo de escolha para o reitorado.

A medida vem num momento onde o IFRN passa por uma intervenção, e UFERSA pela nomeação da terceira colocada na votação entre os estudantes e servidores da universidade.

“É muito importante garantir que a UERN tenha um futuro promissor. Um futuro melhor. No qual a gente assegure que a vontade da comunidade será respeitada. É assim que se constrói uma universidade pública. Uma universidade que tenha uma gestão democrática”, afirmou a presidenta da ADUERN, Patrícia Barra.

O presidente da SINTAUERN, Elineudo Melo comemorou o projeto: “Hoje a gente está dando um passo bem favorável para nossa autonomia universitária. Acabando de vez com a lista tríplice, agora vai ser escolhido, eleito e nomeado quem a comunidade vai aprovar para gerenciar e comandar e administrar nossa universidade”.

Além desse anúncio, a governadora informou que está constituindo um grupo de trabalho para atender um outro pleito da comunidade da UERN, a autonomia financeira da instituição. A ideia é que o processo aconteça até 2022.


Últimas Notícias