Notícias

25/10/2020
"Aqui em Pernambuco, o governo se dispôs a conversar com os bancos" afirma dirigente sindical em reunião com SINSP
Compartilhe

 RESUMO      

  • • Direção do SINSP se reuniu com SINDSERPE no Recife

  • • A conversa foi pautada na suspensão dos empréstimos consignados

  • • Diferente do RN, o governo de PE dialogou e chegou a um acordo com os bancos

  • • Em PE, a suspensão de 120 dias beneficiou os servidores

  • • SINSP cobra reunião do governo com os bancos desde abril

  • • Governo do RN ignora pedido e ainda se apropria e não repassa parcelas para os bancos

  • • FENASEPE vai cobrar explicações do governo do RN


     

A direção do SINSP viajou para Recife, na última quinta-feira (22), e se reuniu com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco, Renilson Oliveira, que também é presidente da Federação Nacional dos Servidores Públicos Estaduais e do Distrito Federal (FENASEPE). A conversa foi baseada na suspensão dos empréstimos consignados dos servidores públicos e a diferente maneira como os governantes de Pernambuco e Rio Grande do Norte trataram esse tema.

No RN, o SINSP desde abril solicita o diálogo do governo com as instituições bancárias, e o Estado se nega a negociar. Já em Pernambuco o governo fez seu papel e chegou a um acordo com os bancos que têm relação com seus servidores.

“Foi colocado em mesa a proposição que o governo do Estado intercedesse junto aos bancos para que houvesse essa prorrogação. Inicialmente pedimos que fossem 150 dias, mas concluímos em 120. O governo colocou que não poderia determinar legalmente essa prorrogação, mas aqui no Pernambuco, o governo se dispôs a conversar com os bancos detentores de consignados para orientá-los, para que pudessem abrir essa negociação com os servidores”, disse o presidente do SINDSERPE.

A negociação entre o governo de PE e os bancos fez com que os servidores pudessem interromper o pagamento dos empréstimos consignados por quatro meses e tivessem as parcelas jogadas para o fim do contrato.

Enquanto isso, o governo do RN não chamou os bancos para negociar e deixou os servidores sem nenhum auxílio.

 

Relembre o caso:

13 de abril - SINSP encaminha ofício à governadora e secretários de estado solicitando diálogo com instituições financeiras para a suspensão temporária do contrato de crédito consignados.

13 de maio - Assembleia Legislativa do RN aprova, por unanimidade, lei de autoria do deputado Coronel Azevedo (PSC) que pedia a suspensão da cobrança do empréstimo dos servidores ativos, aposentados e pensionistas.

17 de junho - ALRN promulga lei que impedia cobrança de pagamento de empréstimos consignados.

30 de julho - Decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do STF, suspende lei estadual alegando inconstitucionalidade, e solicita informações da ALRN. A decisão ainda será submetida ao plenário da Corte, sem data prevista.

 

A presidenta do SINSP, Janeayre Souto, desde o início da pandemia cobra uma solução do governo para a suspensão dos empréstimos consignados dos servidores. Ela aproveitou o encontro e explicou a situação ao presidente do Sindicato dos Servidores de PE: “O governo do Rio Grande do Norte tem ignorado totalmente esse pleito de todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas do nosso estado. Desde o mês de abril que o SINSP vem solicitando que o governo do Estado sente e dialogue com os bancos a suspensão. A pandemia trouxe uma realidade diferente aos servidores. Muitos deles estão com parentes mais próximos desempregados dentro de casa ou que tiveram redução de salário”, informou Janeayre Souto.

A situação é ainda mais grave pois o governo do RN desconta os consignados dos servidores, porém não repassa aos bancos. Com isso, o Estado comete crime e deve ser responsabilizado por apropriação indébita, além de responder por danos morais. Enquanto isso, os servidores correm risco de serem negativados pela falta do repasse, impedindo a quitação da dívida do servidor, e deixando muitos deles com o nome no sujo.

Renilson Oliveira se mostrou espantado ao descobrir que o governo do RN desconta e não repassa as parcelas aos bancos: “é inadmissível que qualquer governo se aproprie indebitamente de consignados de servidor. Isso é apropriação indébita e, inclusive, isso é passivo de ação na Justiça contra o Governo do Estado. Além de não repassar para os bancos, o servidor é penalizado. Quando um servidor faz um empréstimo consignado, o risco de inadimplência é zero, no entanto o Estado do RN está causando essa situação que é empurrar o servidor para o Serasa/SPC”, lembrou o presidente do SINDSERPE.

Como também é presidente da Federação Nacional dos Servidores Públicos, Renilson Oliveira, afirmou que a FENASEPE vai fazer uma análise e cobrar respostas sobre apropriação indébita dos consignados dos servidores.

Durante a reunião, o SINSP comprovou que o diálogo entre os governantes e instituições bancárias é mais do que necessário e facilmente possível de ser realizado. Janeayre Souto lembrou que é triste observar que essa omissão vem justamente de uma pessoa que já esteve na luta sindical: “quem está sentada na cadeira da governadora é a professora Fátima Bezerra, fundadora do Fórum Estadual dos Servidores, e que já esteve sentada no outro lado da mesa e sabe o que das dificuldades que é ser servidor público”.

 

Saiba mais:

Governo do RN desconta consignados dos servidores e não repassa aos bancos

"Toda vez que vou ao banco falam que a governadora não está repassando os consignados" conta servidora aposentada

SINSP solicita suspensão dos descontos dos consignados

SINSP cobra do Governdo do RN diálogo com bancos para suspensão de empréstimos consignados

Governo não negocia com instituições financeiras e STF suspende lei de adiamento de consignado

Secretaria afirma que Banco do Brasil prometeu descontar parcela de julho dos consignados apenas no fim do contrato

Banco do Brasil vai cobrar parcela suspensa de consignado em outubro; SINSP exige negociação do governo com bancos

Atenção, servidor! Entre em contato urgente com o SINSP caso a parcela suspensa do consignado foi debitada de sua conta


Últimas Notícias