Notícias

20/11/2023
Dia da consciência negra: momento para refletir e lutar
Compartilhe

20 de novembro, dia da consciência negra, dia de refletir e lutar. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados no Brasil, e que conseguiam fugir desse regime discriminatório. Paulo Freire dizia que os negros no Brasil nascem proibidos de serem inteligentes. 60% das pessoas encarceradas são negras. o segundo trimestre de 2022, as mulheres negras vivenciavam taxa de desocupação de 13,9%. Para os homens negros, a taxa era de 8,7%; para as não negras, de 8,9%; e para os não negros, a taxa foi a menor, de 6,1%.

A desigualdade se repete na formalização dos contratos de trabalho. Segundo o levantamento, no segundo trimestre deste ano, mais de 30% do total dos ocupados se inseriram como assalariados com carteira. No entanto, entre o total de negras ocupadas, 31,5% tinham carteira assinada. Já entre os homens negros ocupados, a proporção de trabalhadores formais era de 37,1%. O percentual é de 36,8% para mulheres não negras e de 39,6% para homens não negros. 

Marginalizada, sem assistência e com uma vida precária, a população negra no Brasil continua a enfrentar muita dificuldade. Os negros são discriminados socialmente, não tem acesso aos mesmos direitos que os brancos e são perseguidos. Por isso, nessa data não devemos apenas comemorar o orgulho dessa raça, mas também refletir e lutar por igualdade.


Últimas Notícias