Notícias

17/04/2021
Sindicato dos enfermeiros do RN e entidades nacionais têm audiência com senadora Zenaide Maia
Compartilhe

A convite do SINDERN e do Fórum Estadual da Enfermagem, várias entidades ligadas a enfermagem se reuniram em audiência com a senadora Zenaide Maia, solicitando a relatoria favorável ao PL 2564/2020, que institui o piso nacional do enfermeiro, técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira. O projeto é de autoria do senador Fabiano Contarato.

O encontro com a senadora aconteceu na manhã desta sexta-feira (16). Os Representantes do SINDERN, Coren-RN, Cofen, Aben, Aben-RN, Fórum Nacional da Enfermagem, Federação Nacional da Enfermagem participaram da audiência, reforçando as justificativas para que o projeto siga em frente com relatoria positiva de Zenaide Maia. 

“Destacamos que a categoria da Enfermagem é formada por 88% de mulheres. Um setor profissional que vivencia majoritariamente três turnos de trabalho, já que é preciso reconhecer que a maioria das mulheres também efetuam as atividades domésticas”, relatou o presidente do SINDERN, Enfermeiro Luciano, reiterando a carga extenuante de trabalho que profissionais da Enfermagem enfrentam no setor da saúde. 

Durante o diálogo, a senadora Zenaide Maia, que é médica, reconheceu o importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da enfermagem e o volume de trabalho que é desempenhado pelos profissionais. 

“Nunca tive dúvidas que o serviço só funciona bem se tiver um bom serviço de Enfermagem. A Enfermagem é a que mais adoece porque é ela que está mais próxima do paciente. Eu vou fazer a relatoria para emocionar e lutar para que a votação seja nominal”, reiterou a senadora. 

As entidades reunidas reforçam que o apoio da senadora é fundamental, mas que a luta segue no âmbito da pressão pública para que parlamentares sejam sensíveis aos direitos da Enfermagem. Diante disso, aproveitamos o espaço para repudiar empresários que solicitaram que o projeto não seja posto em votação, mostrando desrespeito aos profissionais da Enfermagem.

 

Saiba mais:

Em meio a pandemia, enfermeiros ainda têm forças para lutar por um piso salarial digno

Covid matou 3 mil enfermeiras e coloca em risco o futuro da profissão

Enfermeira empurra maca com paciente com covid-19 por 2 km no Pará


Últimas Notícias