Notícias

19/04/2021
Butantan recebe insumos suficientes para produzir mais 5 milhões de doses da Coronavac
Compartilhe

O Instituto Butantan recebeu na manhã desta segunda-feira (19) mais 3 mil litros de IFA (insumo farmacêutico ativo) para a produção da Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o instituto. A matéria-prima é suficiente para a produção de 5 milhões de doses do imunizante.

Já foram entregues pouco mais de 40 milhões de doses da Coronavac ao PNI (Programa Nacional de Imunização). Serão 100 milhões até o fim de agosto, segundo o Butantan.

 

Eficácia

Um estudo clínico feito pelo Butantan sobre a Coronavac mostra que a eficácia da vacina é maior do que nos resultados iniciais divulgados entre dezembro e janeiro.

Segundo artigo científico encaminhado para revisão e publicação na revista científica Lancet, uma das mais respeitadas do mundo, a eficácia para casos sintomáticos de Covid-19 atingiu 50,7%, ante os 50,38% informados inicialmente. Ou seja, a vacina reduz pela metade os novos registros de contaminação em uma população vacinada.

De acordo com o estudo, a eficácia da CoronaVac pode chegar a 62,3% com um intervalo de mais de 21 dias entre as duas doses da vacina.

 

Vacinação no Brasil

A CoronaVac é a principal vacina contra a covid-19 do PNI. Além dela, é aplicada a vacina de Oxford-AstraZeneca. Ambas exigem duas doses para uma imunização eficaz.

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid em 26.209.032 de pessoas até as 21h30 desse domingo. Dessas, 9.604.746 receberam também a 2ª dose. Ao todo, foram administradas 35.813.778 de doses no país.

O número de vacinados com ao menos uma dose representa 12,3% da população, segundo a projeção para 2021 de habitantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 4,5%.

Dos que tomaram a 1ª dose, 37% já receberam também a 2ª e estão imunizados.


Últimas Notícias