Notícias

27/04/2021
Diretores contestam secretário e dizem que escolas não estão preparadas para o retorno
Compartilhe

Diante do anúncio do secretário Getúlio Marques na imprensa de que todas as 596 escolas do Estado estariam preparadas para receber retorno das aulas, o SINSP entrou em contato com as unidades para saber se os protocolos de segurança para a retomada das aulas presenciais estão realmente sendo respeitados, e todas elas informaram que não estão prontas para receber alunos.

Uma servidores da escola Aldo Fernandes, na zona Norte de Natal, informou ao SINSP que o local não tem todos os equipamentos sanitário exigidos para o retorno e que para a escola chegar ao nível mínimo de preparo é necessário investimento por parte da secretária.

“Dependemos do repasse da SEEC e ainda não recebemos nada”, informou a servidora ao ser taxativa que a escola Aldo Fernandes não está pronta para o retorno dos alunos.

 

SEEC precisa adequar as escolas e distribuir equipamentos

O secretário informou que as escolas terão medição de temperatura na entrada, equipamentos de proteção individual distribuídos para servidores, limpeza e desinfecção de ambientes, álcool em gel, além da distribuição de 4 máscaras descartáveis para alunos. Apesar de Getúlio Marques informar que todas já estão com tudo isso pronto, gestores e funcionários desmentem o secretário.

 

Escolas dizem ser impossível distribuir mascaras para todos alunos

A gestão da escola União do Povo, em Natal, afirma que é impossível entregar 4 máscaras para cada aluno com os recursos repassados pela SEEC.

“Compramos máscaras, mas não tem um número suficiente para dar 4 por aluno sempre”, a gestão ainda continuou “como é possível dizer que nossa escola está pronta se nem o reparo na parte física foi feito ainda? Sofremos com a chuva e nada foi consertado pela SEEC até agora. Imagina então se adequar com protocolos de segurança”.

A mesma questão foi direcionada ao Ceja José Augusto de Caicó que informou que as máscaras chegaram no início do ano, mas não são suficientes com o número anunciado pelo secretário. Perguntada como eram essas máscaras, disse não saber a procedência, mas eram “daquelas mais normais”.

 

Justiça determinou que governo permita retorno das aulas presenciais no RN

A Justiça do RN atendeu o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte e determinou que o governo do Estado permita, em até 48 horas, o retorno das aulas presenciais em todas as instituições de ensino, públicas e privadas, estaduais e municipais, em qualquer ano letivo. A decisão também determina que o retorno seja feito e forma híbrida, gradual e facultativa.

 

Secretário afirmou que volta só com aval do Comitê Científico

Neste fim de semana, o secretário Getúlio Marques afirmou à Tribuna do Norte que o retorno será definido somente após parecer favorável do Comitê Científico da Secretaria de Saúde, que acompanha e avalia a situação da pandemia no RN.

 

Saiba mais:

Justiça determina que governo permita retorno das aulas presenciais no RN

A vida do servidor importa! Diretora explica a necessidade do trabalho remoto

Servidora relata desespero de ser obrigada a pegar ônibus lotado apesar do Decreto de lockdown

Professora chama de “insanidade” o fechamento das escolas e diz que funcionários deveriam ir ao trabalho para lavar banheiros durante a pandemia

Após contato com o SINSP, diretora de escola de Caicó recua e se compromete a respeitar Portaria

SINSP visita Escola Aldo Fernandes, comprova que gestores não respeitam decreto do Estado e põe saúde de servidor em risco


Últimas Notícias