Notícias

29/04/2021
Historiadora potiguar lança livro sobre poetisa portuguesa
Compartilhe

Priscilla Freitas de Farias é autora da “Florbela Espanca: a construção erótica, panteísta e saudosista do Alentejo em sua obra”, que tem previsão de lançamento para o dia 13 de maio, de maneira remota através do canal da Cooperativa Cultural da UFRN no youtube. O livro custará R$ 30,00 e teve a capa produzida pelo pintor paraibano Assis Marinho.

A autora é historiadora, graduada na UFRN, com mestrado na mesma instituição e atualmente faz doutorado na Universidade Federal do Ceará. Com experiência de pesquisa na área de História Contemporânea, com ênfase em História de Portugal, História das Mentalidades, História das Sensibilidades, História Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: biografia histórica, gênero, produção de subjetividades e suicídio, Priscilla se jogou nos versos da poetisa Florbela Espanca para compor mais do que um texto acadêmico, formal, mas uma escrita inspirada e inspiradora, quase uma poesia sem versos. Com competência, guia o olhar do leitor para os detalhes captados apenas nas entrelinhas dos versos de Florbela.

Assim como a poetisa, Priscilla promete envolver o leitor em seu texto, comunicando mais em uma frase do que a maioria dos pesquisadores que a antecederam em capítulos inteiros, tornando seu livro obrigatório para quem tem interesse na trajetória de Florbela Espanca.

 

Anos dedicados a pesquisa

Em contato com o SINSP, a autora potiguar falou da emoção de lançar seu primeiro livro e agradeceu aos anos dedicados a pesquisa dentro da universidade.

“Posso dizer que a Universidade é minha casa, onde me senti acolhida e engajada nos debates políticos e sociais, vivência que me salvou e me fortaleceu em vários momentos difíceis da minha vida. A Universidade abriu meus horizontes e aguçou minha sede de justiça social... Sou eternamente grata ao Governo Lula que acreditou nos jovens e investiu na educação: eu sou fruto desse incentivo, sou patrimônio público e servirei a sociedade até os últimos dias da minha vida!”, agradeceu a historiadora.

Florbela Espanca

Florbela Espanca (1894-1930) foi uma poetisa portuguesa, autora de sonetos e contos importantes na literatura de Portugal. Foi uma das primeiras feministas de Portugal.

Sua poesia é conhecida por um estilo peculiar, com forte teor emocional, onde o sofrimento, a solidão, e o desencanto estão aliados ao desejo de ser feliz.


Últimas Notícias