Notícias

17/05/2021
Manifestantes do MLB sofrem repressão ao protestar em visita de ministro Rogério Marinho
Compartilhe

Um ato organizado para reivindicar direitos à população que lutou e conseguiu conquistar um teto para morar acabou com quatro pessoas feridas e muitas assustadas com a violência autorizada pelo prefeito Álvaro Dias, ao lado do ministro bolsonatista, Rogério Marinho. Essa repressão é inadmissível.

A cerimônia de entrega dos últimos apartamentos do Conjunto Village Prata, fruto do Programa Minha Casa, Minha Vida, deveria garantir a presença das famílias e dos movimentos e entidades que lutaram pelo direito à moradia, mas pela primeira vez isso não aconteceu. As 16 famílias que receberam as chaves das casas são da Ocupação Pedro Melo, mas a entrada delas e de militantes foi impedida por ordens do prefeito Álvaro Dias, que montou palanque com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e outras representações do Governo Federal que estiveram em Natal cumprindo agendas na última sexta-feira.

A manifestação pacífica reuniu mais de 200 pessoas, entre famílias, militantes e moradores do condomínio e teve como objetivo cobrar da prefeitura não só a entrega do último residencial, mas também a estruturação do Condomínio. O Village tem, ao todo, 1700 famílias.

Diante das portas fechadas e contingente policial, lideranças passaram mais de uma hora tentando garantir a entrada na inauguração, quando uma funcionária da prefeitura entrou em conflito com um ativista. A força policial então deu início a um ataque aos manifestantes, atirando com balas de borracha contra a população composta por mulheres, crianças e jovens.

Ao todo, quatro pessoas ficaram feridas. Uma delas foi levada ao hospital devido aos ferimentos, mas foi liberada. Um morador do Village também foi detido, acusado de desacato.

O MLB-RN denuncia a perseguição do prefeito Álvaro Dias (PSDB) contra o movimento sem teto organizado na cidade. Não é a primeira vez que o movimento é barrado em processos construídos pela prefeitura, além de tentarem despejar a Ocupação Pedro Melo. Em outras oportunidades, a gestão de Dias e ele próprio também tentaram criminalizar o MLB.

Toda solidariedade ao MLB-RN na defesa dos sem teto em Natal!


Últimas Notícias