Notícias

17/05/2021
Natal começa a vacinar pessoas a partir de 30 anos com comorbidades
Compartilhe

Nesta segunda-feira (17), a capital do Estado ampliou a vacinação das pessoas com comorbidades, atendendo agora à faixa etária a partir de 30 anos. Neste grupo estão incluídas as Pessoas com Deficiência com cadastro no BPC, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência. Neste fim de semana foram aplicadas 5.425 no sábado e 4.254 neste domingo, dos três imunizantes utilizados em Natal.

 

Comorbidades

Diebetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão estágio 3 e hipertensão estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvoparias; miocardiopatias e pericadiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritimas cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de down; cirrose hepática

O grupo das próximas faixas etárias das comorbidades vai até 18 anos, então é importante que as pessoas já deixem a documentação pronta para agilizar a vacinação. A Secretaria de Saúde reforça que para comprovar a comorbidade é necessário que a pessoa leve a cópia de um dos documentos comprobatórios. No caso de quem tem BPC só é necessário levar documento que faz parte do benefício.

 

Documentos comprobatórios para comorbidades:

- Laudos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde

- Declarações com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde

- Prescrições médicas (SOMENTE AS QUE TIVEREM carimbo ou CUPOM GRAMPEADO da farmácia da UBS ou PROSUS ou UNICAT ou Hiperdia)

- Relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde

- Cadastro no HIPERDIA, PROSUS ou UNICAT.

Para vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacinação, comprovante de residência e um dos documentos listados abaixo.

 

Coronavac

Os residentes de Natal que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac até 04 de abril podem receber a segunda dose em um dos cinco drives Sesi, Via Direta, UNP da Av. Roberto Freire, Ginásio Nélio Dias e OAB, no horário de 08 às 16h e nas UBS São João, Candelária, Nazaré, Pajuçara e Panatis, no horário das 08 às 11h30 e 12h30 às 15h.

A capital aguarda a chegada de novas doses e o quantitativo para anunciar a estratégia de vacinação das pessoas que precisam tomar D2.

 

Oxford

Em todos os pontos de vacinação é possível receber a segunda dose do imunizante Oxford, que tem intervalo da primeira para a segunda dose de 12 semanas. Para receber a D2 basta levar o cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

 

Saiba mais:

Site mostra em tempo real informações sobre pontos de vacinação em Natal

Vacinação contra Influenza inicia segunda segunda etapa em Natal; saiba quem pode se vacinar


Últimas Notícias