Notícias

04/06/2021
Consumo de carne no Brasil é o menor em 25 anos com disparada de preços
Compartilhe

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a população brasileira consumirá neste ano de 2021 a menor quantidade de carne vermelha por pessoas desde 1996. O problema é resultado da crise, com a recessão e aumento da inflação nos últimos anos, somados a crise geral na economia impulsionada pelo novo coronavírus.

No acumulado de 12 meses, a inflação da carne chega a 35,7%. Com o aumento da pobreza e desemprego, o poder de compra do trabalhador brasileiro se reduziu consideravelmente, este problema mais o corte do auxílio emergencial, causaram uma situação de miséria e fome para relevante parte da população brasileira.

Agora, cada brasileiro consome 26,4 quilos desta proteína ao ano, queda de quase 14% em relação a 2019 --quando ainda não havia crise sanitária. Este é o menor nível desde 1996, início da série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Só nos primeiros quatro meses do ano, o consumo per capita de carne bovina caiu mais de 4% em relação a 2020, estima a Conab.

Enquanto o Brasil fica mais pobre, uma doença que dizimou boa parte do rebanho suíno da China diminuiu a oferta de carne naquele país, levando-o a importar mais proteína de outros lugares. Isto ajudou a fomentar uma inflação global dos alimentos, que também assola o Brasil.

 

Consumo de ovos

Com a alta das carnes, algumas famílias agora comem mais ovos. O preço do ovo não subiu como o do frango, cuja alta ficou em linha com a inflação de alimentos; e muito menos que o do suíno, que subiu bem acima dos alimentos por causa de um aumento da exportação para China.

 

Com informações do Estadão

 

Saiba mais

Fome deixa 19 milhões de brasileiros mais vulneráveis à covid-19

Enquanto 116 milhões de brasileiros passam fome, Bolsonaro come picanha que custa R$ 1.799,00 o kg

Preço da cesta básica em Natal sofre com o segundo maior aumento do Brasil e passa a custar R$ 477,56

Dieese: atual salário mínimo corresponde ao mínimo necessário para se viver há 20 anos


Últimas Notícias