Notícias

15/09/2021
Governo armazena álcool em local inapropriado e coloca em risco a segurança de todos os servidores
Compartilhe

Em visita a secretaria de Administração o SINSP flagrou um risco eminente aos funcionários e pessoas que buscam atendimento no local, diversas garrafas de álcool 70 e álcool em gel atumultuados em cima de uma mesa, sem nenhuma medida de segurança visível. Elas ficam armazenadas no almoxarifado ao lado de outros produtos inflamáveis, como papel, colocando em risco todos que frequentam a secretaria.

Os servidores correm grande risco, pois o governo não realiza treinamentos para possíveis incidentes nas secretarias. Não há preparação dos servidores para agir em caso de incêncios, nem mesmo os locais de trabalho possuem bombeiros civis para resguardar a segurança de todos.

Produtos inflamáveis devem ser guardados em grandes quantidades em armários corta-fogo, como afirma a NR 20, ordem que estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

O álcool pode causar um incêndio em questão de segundos. É um produto com altíssimo risco para ambientes como escritórios, repletos de papel e outros objetos que incendeiam rapidamente. A norma regulamentadora afirma que produtos como álcool 70 têm de ser armazenados em lugares arejados e longe de fontes de calor, caso não haja o armário corta-fogo. Armazenar num espaço inapropriado é um grande risco.

 


Últimas Notícias