Notícias

12/11/2021
Exposição Essência Negra vai apresentar a Beleza da Mulher Negra Potiguar a partir da próxima terça-feira
Compartilhe

O Memorial Câmara Cascudo, no centro de Natal, abre, a partir do próximo dia 16 de novembro, a “Exposição Essência Negra”, que enaltece a beleza da mulher negra potiguar com mais de 60 anos, que faz parte da programação da Semana Estadual de Igualdade Racial.

Três fotógrafos são responsáveis pelos 22 retratos que compõe a exposição. Para falar sobre a mostra, conversamos com a idealizadora do projeto, Ana Cláudia Albuquerque.

A fotografa tinha o desejo de registrar a beleza das mulheres negras potiguares há muito tempo, mas só em março que colocou o projeto em prática, explorando todas as regiões do RN, com foco nas comunidades quilombolas.

“É um sonho antigo. Sempre tiver vontade de fotografar mulheres negras, daí veio a ideia de fazer isso com mulheres da terceira idade. Como eu queria privilegiar todas as regiões do Estado, pedi ajuda a secretaria Estadual de Igualdade Racial para eles me darem o acesso aos quilombos porque são comunidades muito fechadas. A secretaria mapeou alguns quilombos e eu visitei junto aos meus parceiros de exposição: Kaline Lucena e Rodrigo Campos”, informou a fotografa.

Os três fotógrafos percorreram pelo menos dez comunidades quilombolas, além de outras comunidades pelo estado. Além de registrar o momento com imagens, Ana Cláudia também ficou marcada com os diálogos que teve com as modelos potiguares:

“Mexe com você por dentro, pois os relatos são muito lindos e as vezes dolorido em relação ao preconceito e discriminação. Mas o objetivo não é discutir esse tema, e sim enaltecer a beleza delas, que são todas lindas, e suas lutas para chegar até hoje”, contou emocionada.

Um exemplo é Dona Nazaré, que foi fotografada aos 106 anos, um pouco antes de sua morte. De acordo com Ana Cláudia Albuquerque, a mulher contava em detalhes momentos vividos durante a segunda guerra mundial na cidade de Parnamirim, com o Trampolim da Vitória.

Além da cidade na região metropolitana de Natal, Portalegre, Mossoró, Bom Jesus, Macaíba e Porto do Mangue foram alguns dos municípios explorados pelo trio.

Ana Cláudia também explicou que muitas dessas mulheres nunca tinham sido fotografadas em toda a vida. Com isso, a exposição acaba também tendo como objetivo mostrar para as próprias mulheres as suas belezas:

“Estou realizando um sonho de vê-las se vendo no retrato. Isso porque algumas nunca foram fotografadas. Algumas têm 90 anos e nunca se viram num retrato. Então, eu quero elevar a autoestima delas, que se vejam bonitas nas fotos”, pontuou a fotografa.

 

Exposição Essência Negra

Local : Memorial Câmara Cascudo (Praça André de Albuquerque, 30 - Cidade Alta, Natal)

Data: 16 a 30 de novembro


Últimas Notícias