Notícias

25/11/2021
Projeto Tenho Sede arrecada doações para construir 1 milhão de cisternas no interior do Nordeste
Compartilhe

A Articulação do Semiárido (ASA) iniciou em setembro deste ano o Projeto Tenho Sede com o objetivo de construir mais de 1 milhão de cisternas no Semiárido nordestino. A campanha é uma iniciativa pensada e planejada pela ASA, como uma estratégia de mobilizar a sociedade brasileira para apoiar o programa de cisternas, que é um programa extremamente eficiente do ponto de vista do impacto social e econômico para as populações do Semiárido.

Você pode participar clicando aqui.

As cisternas de cimento chegam a armazenar de 16 a 52 mil litros de água e se tornaram essenciais para a sobrevivência das famílias e produção agricultores e agricultoras familiares. O Programa 1 Milhão de Cisternas foi criado em 1999, mas se tornou um programa federal em 2003, ganhando força durante os governos Lula e Dilma.

Contudo, desde o início do governo Bolsonaro, o programa vem sofrendo um desmonte. De 2020 para 2021, o corte no orçamento para construção cisternas chegou a 94%, trazendo um impacto para realidade na região. Atualmente, há um déficit de mais de 350 mil reservatórios, segundo dados da ASA.

No site do projeto, além de doar, você pode ler histórias como da Dona Maria das Neves. Com as doações, as mulheres do Semiárido poderão realizar o sonho de serem alfabetizadas, assim como Dona Maria, da comunidade de Caiçara, no Distrito de Abóbora, Semiárido baiano.

Na infância, ela não pôde frequentar a escola porque tinha que buscar água com os pais. Apenas em 2005, quando já desfrutava do benefício de ter água boa e de qualidade na porta de casa e alimento em quantidade suficiente na mesa, ela concluiu os estudos, por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos.

Participe!


Últimas Notícias