Notícias

25/11/2021
3 anos de espera e nenhum posto fiscal construído pelo governo Fátima Bezerra
Compartilhe

Dezembro vai marcar a contagem regressiva para o início do terceiro ano da gestão da governadora Fátima Bezerra à frente da gestão do RN. Já são 2 anos e 11 meses em que o Estado perde a oportunidade de ampliar e muito a arrecadação com a reabertura dos postos fiscais espalhados pelas estradas do RN. Ainda não entendemos se esses mais de 1000 dias de espera é incompetência ou falta de vontade da governadora Fátima Bezerra.

A aproximação do terceiro ano da gestão da governadora e do secretário Carlos Eduardo Xavier à frente da SET expõe a falta de vontade para a construção de uma simples obra que melhoria e muito a arrecadação do Estado. E olha que o recurso já está garantido há tempos, junto ao Banco Mundial.

O SINSP sempre cobrou a reabertura dos postos fiscais para aumentar a arrecadação do Estado. O RN chegou a ter dezenas de postos de fiscalização e, em 2012, quando foram desativados, eram sete nas principais rodovias, impedindo que a inadimplência e sonegação reinassem como é atualmente.

Como já mostramos, técnicos que atuam na Tributação acreditam que sete postos fixos seriam suficientes para aumentar significativamente a arrecadação do Estado. Um estudo técnico do Sindicato dos Auditores Fiscais mostrou que a inadimplência atual no RN está na faixa dos 12%, enquanto antes, quando todos postos funcionavam, a sonegação era de apenas 5%. Sem os postos, incluindo os de fronteira, a sonegação cai para algo em torno de 7%, 8%.

 

Saiba mais:

Mais de 1000 dias de espera e governo ainda não abriu nenhum posto fiscal

32 meses de espera: governo ainda não reabriu nenhum posto fiscal no RN

Governo anuncia construção de posto fiscal de fronteira. “Boa expectativa na redução da sonegação”, avalia secretário

Onde estão os postos fiscais do Estado?

Governo Fátima chega ao 28° mês e ainda não abriu nenhum posto fiscal


Últimas Notícias