Notícias

01/12/2021
Dezembro é o mês de conscientização e prevenção a Aids, doença que cresce entre jovens
Compartilhe

Dezembro traz um importante alerta de prevenção à infecção pelo HIV, quando é celebrado o mês de conscientização, sendo que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. No RN houve um aumento de 32,5% nos casos confirmados de Aids nos últimos 10 anos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública. Os dados são referentes ao período de janeiro de 2010 a dezembro de 2020.

Embora o tratamento de HIV tenha avançado muito, todo ano, cerca de 690 mil pessoas morrem por complicações geradas pelo vírus e 1,7 milhão de novas contaminações são registradas, segundo análise da Unaids Brasil.

De acordo com Boletim Epidemiológico de 2020, 920 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. A maioria tem entre 25 e 39 anos, mas os casos mais crescem entre jovens de 13 a 25 anos.

 

As principais formas de contaminação são:

  • Sexo vaginal sem camisinha;
  • Sexo anal sem camisinha;
  • Sexo oral sem camisinha (baixo risco);
  • Uso de seringa compartilhada;
  • Transfusão de sangue contaminado;
  • De mãe infectada para seu filho durante a gravidez, ou durante a amamentação e parto;

 

Prevenção e proteção

Por isso, como medida fundamental de prevenção, recomenda-se o uso de preservativo durante todas as relações sexuais, mesmo que você conheça o seu parceiro sexual.

 

O que é o HIV/Aids?

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Assim como acontece com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV de prevenção e tratamento.


Últimas Notícias