Notícias

26/01/2022
27ª FIART começa nesta sexta-feira: “O RN é um grande celeiro de artesãos de altíssima qualidade
Compartilhe

A Feira Internacional de Artesanato, a FIART, chega a sua 27ª edição em Natal a partir desta sexta-feira (28). A novidade desta vez é o retorno dos artesãos às exposições e vendas presenciais, já que em 2021 a feira aconteceu em formato remoto, por conta da pandemia. Sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções, a FIART vai estar no alcance das mãos dos visitantes até o dia 6 de fevereiro.

A FIART terá a participação de centenas de artesãos de diversos lugares nacionais, distribuídos em 210 estandes. Toda a programação do evento promete surpreender os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural especial. É o que promete a coordenadora do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte (PROARTE), Graça Leal.

“Nós vamos ter diferentes tipologias, nós vamos ter gastronomia de vários municípios do Rio Grande do Norte, vamos ter ferro, vamos pedra, vamos bordado, vamos ter trabalhos com cerâmica, com barro. A feira esse ano vai ser inclusive em homenagem ao barro. Além disso vamos ter também amostras. Vamos ter um manancial de tipologias, quase todas que estão inseridas no Programa do Artesanato Brasileiro”, ressaltou Graça Leal.

Arte educadora com décadas dedicadas ao artesanato e a projetos sociais, Graça Leal é presidente do Centro de Cultura da Vila de Ponta Negra, e antes de coordenar a Feira, teve sua experiência como expositora, em 2017.

“Hoje, como gestora, já vivi todos os processos, conheço todos os caminhos e sei aonde a gente pode tocar as pessoas para que elas tenham orgulho do que fazem. O Rio Grande do Norte é um grande celeiro de artesãos de altíssima qualidade, e isso a gente tem visto nas feiras nacionais”, lembrou a coordenadora do PROARTE.

Graça Leal, que no projeto social trabalha com homens e mulheres na perspectiva de construir um fazer coletivo onde todos sejam protagonistas da construção artesanal, sabe bem a importância de uma feira como a FIART, para apresentar as tradições e conhecimentos populares.

A artesã também criou o Coletivo das Dez Mulheres, o qual buscava políticas públicas para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social na Vila de Ponta Negra. Nascida do Estado do Pará, em 2019 conquistou o título de cidadã natalense.

“FIART é um evento que gera renda, movimenta a economia local e promove o trabalho de artesãos de brasileiros, especialmente dos potiguares. A feira está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais de grupos folclóricos, mostras de cultura popular, entre outros aspectos. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta da promoção dos artesãos”, enfatizou a coordenadora do PROARTE.

 

Feira com todos cuidados sanitários

A organização da FIART garante que a realização da feira terá rigoroso cumprimento de normas preventivas como distanciamento social e uso de máscaras, reforçando protocolos de segurança sanitária, dentre os quais proibindo a circulação de pessoas sem máscaras em espaços e número limitado de visitantes.

A FIART segue as orientações da Organização Mundial de Saúde, com uso obrigatório de máscara; higienize as mãos com álcool 70; orientando para manter distanciamento, conforme decretos municipal e estadual, obrigando que todos os expositores, equipe e visitantes que apresentem no credenciamento o comprovante de vacina seguindo o Plano Nacional de Imunização.

Programação Cultural

A Programação Cultural da FIART é um atrativo extra que encanta os visitantes e este ano terá participação de mais de 1.400 participantes distribuídos em nove tipos de apresentações culturais.

Durante todos os dias da feira, várias atrações estarão se apresentando a partir das 17h, como Cortejo de abertura com trios de Forró e grupos percussivos (como Folia de Rua, Pau e Lata e Nação Zamberacatu).

Às 18h temos a Literatura de Cordel, com recitação de diversos poetas sob a coordenação de Leidson Felix e Casa do Cordel. A programação segue às 19h com a Mostra de Cultura: palco aberto para a Palhaçaria com apresentações de palhaças do RN e de diversos locais do Brasil. A dança grupos como a Shaman Tribal, manifestações Folclóricas, João Redondo, rabequeiro Caio Padilha) também fazem parte.

Às 20h tem início o Show (artistas confirmados: Deusa do Forró, Lene Macedo, Samara Alves, Frevo do Chico). Além disso, teremos o Festival Parafolclore, de 02 a 05 de fevereiro, sempre das 18h às 20h30.

https://www.fiart.com.br/


Últimas Notícias