Notícias

04/04/2022
Histórico: no lançamento, “Uma Históricas das Rocas”, de Ciro Pedroza, torna-se livro mais vendido da Editora Sebo Vermelho
Compartilhe

O bairro das Rocas parou para apreciar e ler as histórias mais que emblemáticas de um dos primeiros e mais importantes bairros da cidade de Natal. O lançamento do livro “Uma História das Rocas”, do jornalista, radialista e pesquisador Ciro Pedroza reuniu moradores e entusiastas do bairro da zona Leste.

Numa manhã de muita música e alegria, o segundo dia de lançamento (o primeiro foi na quinta, 31, na sede do América F.C.) aconteceu no Mercado das Rocas. Entre as presenças ilustres estavam a presidente do SINSP, Janeayre Souto, o senador Jean Paul Prates e a governadora Fátima Bezerra.

Em conversa com o SINSP, Ciro Pedroza revelou a felicidade e emoção de lançar a obra. Muito mais do que o incrível recorde de se tornar o título mais vendido da história da Editora Sebo Vermelho (que com a obra de Ciro chegou ao 580º livro editado e lançado), o jornalista não esquecerá dos reencontros que décadas separaram:

“Mais que o número de livros vendidos e autografados, eu faço uma conta que pra mim é muito mais cara, a troca de afeto. Eu encontrei pessoas que não via há mais de 30 anos, e conheci pessoas, amigos dos meus pais, que ainda não conhecia”, disse o emocionado Ciro Pedroza, que ainda completou:

“Ali houve a emoção do reencontro. Foi a festa do olhar de cada pessoa que encontrava. O pessoal me agradecia por ter feito a festa que lhe fez encontrar pessoas que não via há 20, 30 anos”

Para os centenas de presentes, uma coisa ficou certa, o momento não era exclusivo para os amigos e familiares do escritor. Pessoas de todas as idades, de meninos a idosos, de todas as tribos, estavam presentes no Mercado das Rocas.

Mas Ciro lembra mesmo com carinho da chance que teve de rever e bater um breve papo com pessoas que fazem e fizeram parte da história do bairro das Rocas:

“Muitos filhos levaram os pais. Teve um cara que levou seu pai, João Maria Baú, os filhos se chamam Luiz Cláudio e Jorge. Eles levaram o pai que foi um grande zagueiro campeão pelo Racing, grande rival do Palmeiras dos Rocas. Seu João Maria Baú tem 87 anos. Ele foi com a mulher e o menino me disse que fazia tempo que mãe não dançava, mas quando viu Debinha e Carlinhos Zens tocando choro entrou no salão”

O livro está sendo vendido no Sebo Vermelho, que fica no centro da cidade; Sebo Gajeiro Curió, no mercado de Petrópolis; Cooperativa Cultural, no campus da UFRN; e na Flora Cafeteria, na Rodrigues Alves.

Também haverá mais uma tarde de autógrafos. Neste domingo (10) às 15h na feira literária que acontecerá no Parque das Dunas.

Por fim, Ciro Pedroza fez questão de convidar o servidor público a conhecer sua obra:

“A ideia do livro é pra quem é das Rocas, pra quem não é das Rocas, pra quem conhece as Rocas, pra quem viveu as Rocas, pra quem conheceu as Rocas à distância... Como diz o professor livre-docente da USP, Manoel Fernandes Neto, no prefácio: ‘quem não sabe das Rocas jamais entenderá Natal”.

Parabéns, Ciro!

 

Dúvidas? Entre em contato no Whatsapp

Qualquer dúvida relacionada ao trabalho do SINSP, você pode entrar em contato com o sindicato através do nosso WhatsApp: (84) 98840-1607.

 

Saiba mais:

Ciro Pedroza: “A gente sai da Rocas, mas as Rocas não saem da gente”


Últimas Notícias