Notícias

03/05/2022
Presidente da SADEF RN reclama que alguns prédios públicos não têm acessibilidade como deveriam 
Compartilhe

Visitando a secretaria de Educação do Estado, Dário Gomes que é presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF RN) se viu impossibilitado de utilizar um dos banheiros do local por conta da falta de acessibilidade. Isso aconteceu na última terça-feira (26), mas não é só a SEEC que traz dificuldades para a locomoção ou estadia das pessoas com mobilidade reduzida. 

“Hoje em alguns prédios públicos, que a maioria são tombados, eles falam que não fazem essa acessibilidade porque é um prédio tombado, mas existe plataformas que podem ser colocadas sem ter complicações na estrutura do prédio”, relata o presidente da SADEF RN. 

A SADEF RN é uma entidade sem fins lucrativos que tem desempenhado o papel de acolher pessoas com deficiência tanto em Natal como em outras cidades do Estado, no sentido de incentivá-las a praticar o esporte, tendo como objetivo participar de competições do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

“Nosso trabalho é uma associação que trabalha com esporte de alto rendimento. Hoje temos 10 modalidades paralímpica, com atletas de alto nível, atletas de paralimpíada a nível nacional”, informou o presidente Dário. 

Acessibilidade não é necessidade exclusiva de PCD 

A acessibilidade não é só para pessoa com deficiência, só para o cadeirante, é pra quem tem uma mobilidade reduzida, seja uma gestante, um idoso, por exemplo.  

“A gente luta pela pessoa com deficiência, mas visando todos que tenham mobilidade reduzida”, disse Dário Gomes. 

“E alguns prédios públicos não têm acessibilidade como a gente precisa, por exemplo, Detran, Ceasa, não têm o estacionamento correto, a acessibilidade da gente descer uma rampa. É tudo batente. Vem melhorando, mas falta muito pra ser como a gente precisa”. 

 

Acessibilidade no Centro Administrativo 

Para Dário, a acessibilidade melhorou no Centro Administrativo, mas ainda falta ajustar os banheiros das secretarias. 

“Como o Centro Administrativo foi construído todo num projeto só, teve reforma a uns dois, três anos atrás, mas esqueceram essa acessibilidade da parte dos banheiros. Aqui na secretaria de Educação o que falta é a organização nos banheiros que não têm acessibilidade. Não tem aquele sanitário separado para pessoa com deficiência. 

Questionado se há contato com os órgãos públicos, Dário confirmou que sempre busca esse diálogo: “A gente já fez reclamações, faz ofícios, tiramos fotos e enviamos pro setor responsável”. 

 

Projeto Natal Praia Inclusiva 

O Projeto Natal Praia Inclusiva está acontece na Praia de Ponta Negra, com atividades esportivas e de lazer, e banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Os voluntários e toda a estrutura para as atividades estão disponíveis aos sábados e domingos, das 8h às 12h. De acordo com Dário é só chegar, sem precisar marcar um horário. 

Contatos SADEF RN 

9 8852-6048 (Dário Gomes) 

https://www.sadefrn.org.br/ 

@sadefrn (Instagram) 

 

Dúvidas? Entre em contato no Whatsapp 

Qualquer dúvida relacionada ao trabalho do SINSP, você pode entrar em contato com o sindicato através do nosso WhatsApp: (84) 98840-1607 


Últimas Notícias