Notícias

01/02/2023
SINSP parabeniza as cinco deputadas que vão representar o povo na ALRN
Compartilhe

Dentre os 24 parlamentares empossados na Assembleia Legislativa, cinco são mulheres. Cristiane Dantas, Divaneide Basílio, Eudiane Macedo, Isolda Dantas e Terezinha Maia vão ser a voz da maioria da população potiguar, Estado em que mais da metade das pessoas são do gênero feminino. 

Apesar do número ainda ser muito abaixo do de deputados homens, as mulheres parlamentares conquistaram duas novas cadeiras para a atual legislatura. Isso num Estado pioneiro na participação de mulheres na política e é ainda referência. Tendo sido o único dos entes federativos brasileiros a eleger em 2018 uma mulher governadora, Fátima Bezerra. 

Na nossa história se soma a conquista através da Lei estadual nº 660, de 25 de outubro de 1927, que garantiu às potiguares o direito de votarem e serem votadas quando nenhuma outra mulher no Brasil exercia esse direito. 

A partir da promulgação da lei, mulheres puderam se alistar nas eleições. Celina Guimarães, professora, aos 29 anos, se tornou a primeira eleitora do Brasil, registrada na cidade de Mossoró em 1927. 

Além disso, é do Rio Grande do Norte que vem a primeira mulher eleita prefeita de uma cidade brasileira. Em 1928, Alzira Soriano alcançou o cargo na cidade de Lajes. 

O SINSP deseja um mandato frutífero as deputadas da Assembleia Legislativa. 

 

Conheça as deputadas, de acordo com suas biografias disponíveis no site da ALRN:

Cristiane Dantas - A deputada estadual Cristiane Bezerra de Souza Dantas foi a única mulher reeleita para exercer o segundo mandato em outubro de 2018 ao obter 33.860 votos. Em seu primeiro mandato (2015-2018), se destacou na Assembleia Legislativa pela criação da Frente Parlamentar da Mulher, além da atuação em causas sociais, nas áreas da educação, saúde, segurança e meio ambiente. Na esfera pública, também já foi diretora geral do Instituto Técnico e Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), entre 2008 e 2010.

Divaneide Basílio - Filha de trabalhadores rurais, nascida em Pedro Avelino, a deputada Divaneide Basílio vive em Natal desde os quatro anos de idade. Quando criança, atuava nos movimentos culturais e comunitários do Conjunto Santa Catarina e da Igreja Católica na Paróquia Santa Maria Mãe, Zona Norte de Natal, onde mora até hoje. Na juventude, integrou a Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e a Rede de Jovens do Nordeste. Foi a primeira da família a ingressar em uma universidade pública federal, a UFRN, onde concluiu doutorado em Ciências Sociais, pesquisando a juventude rural. Ocupou a chefia de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude no governo Dilma. Em 2019 assumiu mandato de vereadora na Câmara Municipal de Natal, tornando-se a primeira vereadora negra da capital potiguar. Nas eleições seguintes, em 2020, foi a mulher mais votada da cidade, com 5.966 votos.

Eudiane Macedo - Eudiane Macedo foi eleita em 2018 para o primeiro mandato de deputada estadual com 22.333 votos, nasceu em Natal, e logo em seguida foi morar em Ceará-Mirim, onde ficou até os 12 anos, e reside há 26 anos no Bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal. Iniciou sua trajetória pública como vereadora da capital potiguar, em 2013. Foi eleita a melhor vereadora em 2015 pelos jornalistas que cobrem as atividades do legislativo municipal. E, em 2016, foi reeleita com 4.922 votos, mais que o dobro da primeira votação.

Isolda Dantas - A deputada estadual Isolda Dantas é feminista, militante dos movimentos sociais e filiada ao PT desde muito jovem. Cientista social com pós-graduação em gestão pública pela UnB, atuou na Secretaria de Cultura de Mossoró e, em 2017, foi eleita a melhor e mais produtiva vereadora da cidade.

Terezinha Maia - Filha dos comerciantes José Meira dos Santos e Maria Irinéia do Santos, Terezinha Maia de Medeiros nasceu em Caicó e cresceu na zona rural de São Fernando, no Seridó. Casou-se com Paulo Emídio de Medeiros, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante (em memória), com quem teve duas filhas, Emília Caroline Maia de Medeiros e Natália Candice Maia de Medeiros; e três netos, Davi, Théo e Thomas. Formada em Gestão Pública e Empresarial, Terezinha já foi primeira-dama, secretária de Assistência Social e vice-prefeita de São Fernando, entre os anos 2000 e 2016. De 2017 a 2022 foi primeira-dama de São Gonçalo do Amarante, onde participou ativamente da implantação de programas sociais e na execução de projetos na administração do prefeito Paulinho. 

Fontewww.al.rn.gov.br/deputados

 


Últimas Notícias