Notícias

22/08/2023
Prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas no mês de aniversário sob risco de bloqueio do benefício
Compartilhe

A Prova de Vida é obrigatória e tem que ser realizada anualmente no mês de aniversário do beneficiário (Aposentado ou Pensionista), para que não ocorra o bloqueio do benefício previdenciário.

Em janeiro de 2022, o SINSP conversou com o presidente do IPERN, Nereu Linhares, e ele explicou sobre a suspensão. De acordo com ele, o bloqueio de 50% acontece como forma de aviso para os beneficiários regularizarem a situação com o instituto.

“O valor vai ser devolvido quando o aposentado ou pensionista procurar o IPERN. Fizemos campanha na imprensa para que todos os aniversariantes procurassem o IPERN para fazer a prova de vida, mas muitos não foram regularizar a situação”, informou Nereu Linhares em conversa com o SINSP em 2022.

Segundo o presidente do IPERN, após o primeiro bloqueio de 50%, caso sigam sem se apresentar ao Instituto, o pagamento será cortado integralmente no mês seguinte.

 

Atenção, servidores aniversariantes

Nesse momento, o IPERN está convocando os aposentados e pensionistas, aniversariantes do mês de junho e em breve serão os de julho, para que compareçam a uma das unidades do instituto, portando os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF (se não constar na identidade), um comprovante de residência e comprovante de vacinação, para realizar a prova de vida.

 

Beneficiários de Natal

Os aposentados e pensionistas que residem em Natal devem se apresentar na sede do órgão, localizada na Rua Jundiaí, 410, Tirol (próximo à Catedral), onde o Setor de Atendimento funciona no horário das 08h às 15h.

 

Beneficiários do interior

Já os beneficiários que não residem na capital podem realizar a Prova de Vida nas agências do IPERN, instaladas em Mossoró e Caicó, ou nas Centrais do Cidadão, localizadas nos seguintes municípios:

Alexandria, Alto do Rodrigues, Apodi, Assú, Caraúbas, Ceará-Mirim, João Câmara, Macaíba, Macau, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e São Paulo do Potengi.

 

Prova de Vida

Para fazer a prova de vida será necessário comparecer apresentando os seguintes documentos:

Carteira de Identidade, (CPF, se não constar na identidade); Comprovante de Residência; Comprovante de Vacinação; Prova de Vida

*Aposentados e pensionistas que residem em outros estados podem fazer a prova de vida através dos correios.

Para isso será necessário preencher o formulário de recadastramento, disponível no site do IPERN: www.ipe.rn.gov.br

Acessando o site, clica em serviços, em seguida clica no link Formulários e faz a opção por: Recadastramento Aposentados (ou Pensionista) Fora do Estado.

Imprimir e preencher o formulário manualmente, a assinatura terá que ser feita no cartório, para que tenha o Reconhecimento de Firma por Autenticidade.

Anexar ao formulário cópia autenticada da Carteira de Identidade, do CPF (se o CPF não constar na identidade) e um comprovante de residência atualizado.

Enviar essa documentação pelo Correio, para o seguinte endereço:

 

IPERN

Rua Jundiaí, Nº 410 - Tirol

CEP 59020-120 Natal RN

 

Dúvidas? Entre em contato no Whatsapp

Qualquer dúvida relacionada ao trabalho do SINSP, você pode entrar em contato com o sindicato através do nosso WhatsApp: (84) 98840-1607.

 

Saiba mais sobre o assunto:

Servidores aposentados portadores de doenças incapacitantes com salário de até R$ 7 mil são isentos de pagar a previdência

Atenção, servidor! Prova de vida é obrigatório para aposentados e pensionistas no mês de aniversário

Aposentados e pensionistas: servidor, você pode fazer a Prova de Vida nas centrais do Cidadão


Últimas Notícias