Notícias

03/08/2023
SINSP discute com a Administração criação de Lei para combater assédio contra servidores públicos no Estado
Compartilhe

O SINSP foi convidado pelo secretário Pedro Lopes, da Administração, para discutir uma minuta que poderá se tornar um Projeto de Lei no combate do assédio sexual, moral e todo tipo de violência contra servidores nas repartições públicas do Estado. A audiência aconteceu nesta quinta-feira (03), na SEAD. 

Essa é uma luta antiga do SINSP, que estava descrita desde a primeira pauta de campanha salarial da entidade. Inclusive, o SINSP havia pedido, em 2022, ao líder do governo na Assembleia, deputado Francisco do PT, a construção de uma efetiva legislação nesse sentido. 

A minuta apresentada ao SINSP, e demais entidades sindicais, foi construída por um grupo de trabalho representado pela Administração e Controladoria-geral do Estado, tendo como base a tentativa de ampliar o combate ao assédio descrito na Lei nº 11.440/2023, chamada de “programa abaixe o tom”, que traz apenas o combate ao assédio moral no Estado.

Veja a Lei 11.440/23 

“Parabenizamos a iniciativa do governo em ouvir essa demanda tão importante, que há anos discutimos no SINSP. Sempre recebemos denúncias nesse sentido e precisávamos de uma legislação específica para apurar e punir eventuais assédios”, discursou Janeayre Souto durante a audiência desta quinta-feira. 

Dentro de três semanas o tema voltará a ser discutido com contribuições das entidades presentes. Além do PL, há também a discussão da criação de campanhas contra o assédio no âmbito da gestão do Executivo estadual. 

Veja mais sobre o assunto:

SINSP participará de reunião para debater para combater assédio no Estado

SINSP e deputado Francisco do PT vão se unir para discutir combate ao assédio moral no serviço público

Assédio Moral aos Servidores Públicos


Últimas Notícias