Notícias

30/08/2023
13º salário: servidores vão iniciar setembro sem saber quando receberão adiantamento do décimo
Compartilhe

Nesta sexta-feira chegaremos ao nono mês de 2023, e o governo ainda não sinalizou para os servidores quando receberão o 13º salário. A ação do governo além de ser um desrespeito aos servidores aposentados e pensionistas, como também ativos da maioria dos órgãos, também é uma afronta à lei, já que segundo o Regime Jurídico único o Estado pode adiantar metade do valor.

O SINSP tenta diálogo com o governo desde 25 de maio, quando protocolou ofício para discutir o adiantamento dos servidores, mas o Estado não respondeu aos pedidos do sindicato.

 

SINSP cobra que governo negocie com o Banco do Brasil para servidores não pagarem juros 

Muitos servidores antecipam o valor do 13º salário junto ao Banco do Brasil, e a falta da antecipação dificulta o pagamento da dívida, já que o servidor esperava contar com parte do valor no mês de junho. 

Por esse motivo, o SINSP cobra que o governo faça uma negociação com a superintendência do Banco do Brasil para que esses servidores que anteciparam o seu 13º salário não paguem juros. 

O governo tem essa responsabilidade a se cumprir junto aos servidores que deixou de lado na antecipação paga hoje. 

O SINSP vai se empenhar para que esse desrespeito seja consertado o mais breve possível e os servidores tenha o quanto antes seu 13º salário antecipado no Estado.

 

SINSP pede audiência com secretário da Fazenda para discutir antecipação

O SINSP protocolou ofício junto a secretaria da Fazenda para cobrar uma audiência em que seja debatida a anteciapação do 13º salário de todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado.

O documento foi encaminhado ao secretário Carlos Eduardo Xavier, no dia 28 de junho.

"Considerando a importância do décimo terceiro salário como um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros e entendendo que a antecipação dessa remuneração trará benefícios substanciais para os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas, contribuindo para amenizar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos servidores públicos e suas famílias", esclareceu a presidenta Janeayre Souto, no documento.

O SINSP não aceita essa atitude discriminatória por parte do governo e cobra um tratamento igualitário para com todos os servidores.

 

LEI COMPLEMENTAR Nº 122/94 (REGIME JURÍDICO) CONSOLIDADA COM Nº 698/22

 

Saiba mais sobre o assunto:

Após excluir aposentados e pensionistas, 40% do 13º vai ser pago no fim do mês apenas para ativos da Educação e órgãos com arrecadação própria

40% do 13º: SINSP pede audiência com secretário da Fazenda para discutir antecipação

Governo exclui aposentados e pensionistas da antecipação dos 40% do 13º salário


Últimas Notícias