Notícias

27/02/2019 Assessoria do Sinsp/RN
No Carnaval “não é não”
Compartilhe

O Carnaval está chegando e devemos curtir toda alegria que essa festa pode proporcionar. Mas, infelizmente, alguns comportamentos também são aflorados nessa época do ano. Por isso, uma campanha fortíssima está sendo realizada pelo coletivo “Não é não”, com o objetivo de conscientizar homens e mulheres sobre a diferença entre a paquera e o assédio sexual.

O SINSP/RN resolveu contribuir com a divulgação da campanha e fornecer o material para que nossas servidoras/foliãs se divirtam, mas que também estejam preparadas para denunciar qualquer tipo de atitude desrespeitosa. E conscientizar nosso servidor/folião a curtir a festa na mais profunda paz e respeito as mulheres no carnaval.

O primeiro passo é entender que paquera é totalmente diferente de assédio. Para identificar o assédio basta saber que qualquer atitude que viole a mulher física e psicologicamente, diverge da paquera. Que tem como objetivo a troca com o consentimento de ambas as partes.

Portanto, se o beijo for forçado, existir a mão boba violando o corpo da mulher, puxão de cabelo, agarrar o braço, a não aceitação da rejeição (lembre-se, como a campanha diz, “não é não”), e xingamentos, tudo isso caracteriza CRIME: que vão da ameaça, lesão corporal ou importunação sexual.

Para que o Estado possa agir e punir os crimes de ameaça, lesão corporal e importunação sexual é necessário o registro de um Boletim de Ocorrência (BO). Para o BO, procure uma Delegacia de Polícia. Consulte se sua cidade tem uma delegacia especializada em atendimento à mulher.


Últimas Notícias