Notícias

08/03/2019 Assessoria do Sinsp/RN
Dia Internacional da Mulher reivindica equidade de gênero
Compartilhe

Hoje, 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Essa data marca um dos contextos políticos mais importantes quando se trata do direito a igualdade nas condições de vida e de trabalho da mulher. Caso chegássemos nesse patamar de igualdade, a humanidade como um todo seria contemplada com dias com menos opressão e mais respeito. No qual, viveríamos em harmonia.

Essa data, diferente de outras datas que comemoramos anualmente, não foi criada com cunho comercial. Ela é comemorada muito antes de ser até mesmo oficializada, em 1975, pela Organização das Nações Unidas.

Com condições de trabalho inferiores à dos homens, mulheres operárias que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos, começaram uma campanha para reivindicar seus direitos. Já no Brasil, a data é relacionada ao incêndio ocorrido na 25 de março de 1911, na Companhia de Blusa Triangle, no qual, 125 mulheres morreram.

Por isso, essa data não tem uma vertente comemorativa. Ela serve para que lembremos nossos direitos conquistados, como o direito ao voto, e para que reivindiquemos publicamente tudo que ainda precisa ser melhorado em relação a equidade de gênero, principalmente na raiz trabalhista.

Por todos esses motivos, o SINSP/RN, não poderia deixar de prestar sua homenagem a todas as mulheres, que através de protestos ao redor do mundo, lutam por mais respeito, fim do feminicídio, igualdade salarial, fim do assédio, igualdade parental, entre tantos outros direitos que são retirados todos os dias de nós mulheres.


Últimas Notícias