Notícias

18/06/2019
Maria Cleide: artesã, cordelista, agricultora e servidora aposentada
Compartilhe

Maria Cleide de Brito tem 75 anos. Desde os 9, ainda menina, aprendeu a bordar observando a mãe, no município de Campo Grande, Oeste potiguar. Quatro anos depois, também desenvolveu habilidades com a costura. Além de agricultora, artesã e cordelista, atividades que ajudaram a mulher a complementar a renda de casa, Maria é também servidora pública aposentada e trabalhou durante 33 anos como merendeira do estado, na Escola Estadual Clara Camarão. Atualmente, ela mora em Natal, no bairro de Felipe Camarão.

Antigamente, a família da aposentada pintava redes. As tintas usadas costumavam ser feitas com pau de aroeira e coaçu, de onde surgiam as cores roxa ou lilás. Já o mato anil, resultava na cor verde, e com o pau brasil ela produzia as demais cores. Hoje, a produção de bordados continua até hoje, tudo feito sob encomenda. A potiguar faz enxoval de crianças, borda toalhas, lençol e almofadas e é possível encomedar através do contato 98610 7994.

O SINSP parabeniza Maria Cleide pelo dia do servidor público aposentado comemorado ontem, dia 17, embora ela ainda esteja com dois salários atrasados, o 13° salário e dezembro de 2018,que ainda não foi pago pela estado.


Últimas Notícias