Notícias

18/09/2019 Equipe de Comunicação
"Através do SINSP a gente ficou sabendo que tem direito", diz aposentada em atendimento jurídico em Mossoró
Compartilhe

O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direto do Rio Grande do Norte esteve em Mossoró, interior do estado, com sua assessoria jurídica, a fim de oferecer os aconselhamentos jurídicos necessários a todos os servidores filiados ao SINSP. Os atendimentos foram realizados na base local do sindicato, na presença da Presidenta Janeayre Souto e do advogado Manuel Batista Dantas Neto.

Servidora aposentada, Giselma Rego Diniz,  de 64 anos, percorreu cerca de 41 km só para estar presente no atendimento. É ela quem sustenta a casa, junto com o marido.

"Por causa das perdas que eu tinha no Estado, minhas amigas ligaram pra mim e falaram do atendimento. Elas já tinham feito, aí eu resolvi vir também. É importantíssimo, porque a gente não sabia que tinha essas perdas, que a gente tem direito. Através do SINSP a gente ficou sabendo que tem direito a tanta coisa, é muito gratificante", disse.

Como Giselma, Francisca Rita de Melo também é aposentada. Desde 2015 fora da ativa, Francisca é Natural de Furtuoso Gomes e reside hoje em Mossoró, com o marido, dois  filhos e um neto.

"Vim procurar meu ADTS, que desde 2016 eu não recebo. A última vez foi em junho de 2016. É a primeira vez que eu procuro a assessoria jurídica do SINSP e eu vim saber se eu tenho direito ou não", explicou a senhora de 75 anos. "Se com o sindicato já é difícil, imagina se não tivesse ele pra lutar pela gente? Eu vejo muito a cabelinho de fogo por aí. Ela se comunica muito. Espero que ela me ajude."

Ainda na ativa, Maria Luci Miranda Mendes, de 58 anos, trabalha no financeiro de uma escola estadual em Mossoró há 37 anos. Ela pretende dar entrada na aposentadoria e procurou o atendimento jurídico do SINSP para garantir que todos os direitos sejam preservados.

"Você cursou uma fculdade, se esforçou. Além disso, sou uma funcionária presente, atuante e quero receber todos os meus direitos. Já tive minha especialização no contrachque graças a essa assessoria, sempre acreditei muito no SINSP, porque é o único sindicato que trabalha pelo servidor, a gente sabe que existe outro sindicato, mas sempre foi atuante para os professores. Nós sempre acreditamos muito em Janeayre à frente do sindicato dos funcionários porque ela tá sempre buscando a melhoria pra todos nós", disse, satisfeita.

Maria chegou no sindicato por volta das 08h. Segundo ela, trazer o atendimento para o interior do estado é também uma maneira de estender o recurso aos funcionários que moram distante da capital potiguar.

"Eu acho que a assessoria quanto mais presente também na nossa cidade melhor, até porque não podemos estar indo em Natal para ver como estão os processos. Então, vir pra Mossoró é muito bom."

Aposentado desde 2012, Tarcísio Nunes da Costa, de 64 anos, procurou o atendimento jurídico pela primeira vez.

"Me informaram do atendimento jurídico e vim, pela primeira vez. É importante pra gente vir atrás do que é da gente, pra não perder uma coisa que tem direito e ninguém tava sabendo. Dinheiro principalmente, tem que vir atrás. Antes aqui em Mossoró era só professor. Depois do SINSP, ficamos satisfeitos", disse.

Já Maria do Socorro Rebouças Saraiva, de 54 anos, trabalha na secretaria de uma escola estadual e está de licença prêmio. Com ajuda do avogado Manuel Batista, a servidora deu entrada nas causas que tem direito e espera receber uma resposta positiva. Com o dinheiro, espera finalmente conseguir o que falta para dar entrada na casa própria.

"É muito importante esse atendimento aqui, porque muita gente não tem como ir até Natal, alguns não sabem nem onde é. Janeayre sempre luta pela gente, agradeço primeiro a Deus e segundo a ela, que é uma guerreira." disse. "Antes diziam que sindicato só comia dinheiro. Hoje, eu enxergo que venho e resolvo. Não depende só deles, mas se você não tiver condições de ter uma pessoa que possa lutar por você, que tenha condição de como chegar até lá, não consegue não", finaliza.

Vale ressaltar que a assessoria jurídica não substitui a luta política, mas reforça e dá suporte à essa mesma luta, como uma ferramenta estratégica nas causas sindicais. Além disso, o setor jurídico é um benefício dos associados, na medida em que esclarece os direitos e deveres a fim de auxiliar na defesa de interesses das categorias.


Últimas Notícias