Notícias

28/10/2019
Dia do Servidor Público: no RN, há o que comemorar?
Compartilhe

O Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte (SINSP/RN) parabeniza nesta segunda-feira, dia 28, todos os servidores públicos do estado, em razão do Dia do Servidor Público, comemorado neste dia do mês. É o trabalhador quem garante o funcionamento do serviço público, que compreende as atividades essenciais da sociedade, como educação, saúde, segurança e lazer. 

No RN, contudo, há pouco a se comemorar. Há quase dez anos, os trabalhadores não recebem qualquer tipo de reajuste salarial. Para 2019, mesmo diante de um governo que se diz popular, os trabalhadores tiveram novamente negado o direito ao aumento do salário. 

Além disso, estão com parte de seus salários ainda atrasados, desde a última gestão governamental. São eles os salários de dezembro e décimo terceiro de 2018, além de parte de novembro desse mesmo ano. É importante lembrar que a dívida não é de um gestão passada, mas do Estado, que deve pagar seus trabalhadores em dia. Os servidores também precisam lidar com a falta de um calendário que planeje o pagamento dessa dívida, dependendo de promessas, que acontecem desde janeiro de 2019, e até o presente momento ainda não foram cumpridas.

Diante do drama vivenciado nos últimos meses, a proximidade com o mês de dezembro traz ainda mais um: a incerteza do pagamento do décimo terceiro de 2019. A equipe econômica do governo não tem deixado clara a certeza de que o décimo entrará em dia nas contas dos servidores públicos, o que preocupa e aflige os trabalhadores já tão cheios de dívidas adquiridas ao longo de tantos atrasos.

Mais de que a parabenização pela data por parte do estado, o funcionário público exige respeito, uma vez que suas funções, desde as mais básicas, são feitas com a finalidade única de garantir serviços de qualidade e eficiência a uma sociedade já tão carente em diversos outros âmbitos. Queremos o salário dia, reajuste salarial e que todos os nosso direitos sejam respeitados diariamente. Para isso, seguimos na luta. 


Últimas Notícias