Notícias

13/03/2020
Janeayre Souto é homenageada na Câmara Municipal de Natal pelo protagonismo feminino na luta dos trabalhadores
Compartilhe

A presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte, Janeayre Souto, foi homenageada na Câmara Municipal de Natal em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher nesta quinta-feira, dia 12. A sindicalista foi lembrada por toda sua luta em defesa dos trabalhadores e recebeu a Comenda Júlia Alves Barbosa, primeira vereadora da América Latina, que era potiguar. As homenagens foram feitas pela Frente Parlamentar da Mulher da Câmara, composta pelas vereadoras Eleika Bezerra (PSL), Júlia Arruda (PDT), Carla Dickson (PROS), Ana Paula (PL), Divaneide Basílio (PT) e Nina Souza (PDT), esta última, responsável pelo convite à Janeayre.

"Na década de 80, iniciou-se no Brasil uma luta mais firme pela presença feminina em sindicatos. Não bastava apenas brigar pela defesa dos direitos dos trabalhadores, aquilo precisava ser representativo para os homens, mas também para as mulheres. Hoje, como presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte, cargo máximo do órgão onde trabalho, tenho dimensão do que isso quer dizer no aspecto pessoal, político e social. Em meio aos efeitos do machismo, ancorados por uma ancestralidade patriarcal que se manifesta diuturnamente, soube a minha vida inteira o que é sentir conforto ao olhar pro lado e perceber que a pessoa que ocupa a cadeira é uma mulher. Agradeço a homenagem prestada pela vereadora Nina Souza, e aproveito mais esse espaço de fala para dizer que datas como a celebrada no último dia 08 de março, devem ser usadas especialmente pra lembrar da nossa luta pela igualdade de gênero, que é contínua, e que nos faz ignorar ofensas pra criticar reformas, projetos e falas que nos punam ainda mais. É isso que fará a sociedade devolver os tantos direitos que nos foram tirados apenas por termos nascido mulheres", expressou a sindicalista.

Intervenções artísticas de mulheres potiguares também marcaram a noite, relembrando lutas históricas da parcela feminina pela presença das mulheres em tomadas de decisão e espaços de poder.

 

 


Últimas Notícias