Notícias

01/04/2020
Renda básica emergencial aguarda sanção presidencial para que repasse seja iniciado
Compartilhe

Depois de muita mobilização, o Plenário do Senado finalmente aprovou o auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores de baixo renda, que será concedido durante a pandemia do Coronavírus. Inicialmente, a medida deve durar por três meses, mas pode ser prorrogada. Agora, o projeto segue para sanção presidencial e diversos brasileiros aguardam que a canetada final do presidente Jair Bolsonaro seja feita imediatamente para que o repasse seja iniciado.

Terá direito ao benefício cidadãos maiores de idade sem emprego formal, mas que estão na condição de trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI) ou contribuintes da Previdência Social. Também é necessário ter renda familiar mensal inferior a meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos no total e não ser beneficiário de outros programas sociais ou do seguro-desemprego. Para cada família beneficiada, a concessão do auxílio ficará limitada a dois membros, ou seja, cada grupo familiar poderá receber até R$ 1.200. 

Coronavírus no Brasil

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. No Brasil, 5717 pessoas foram infectadas pelo vírus e  201 pacientes morreram do COVID-19.

Como a quantidade de testes em casos suspeitos ainda é insuficiente no país, especialistas diversos acreditam que o número de casos e de mortalidade em razão do vírus é maior de que mostra os números oficiais. Para agora, a principal recomendação para a população é ficar em casa. O isolamento social é a única maneira - até agora - capaz de impedir o avanço acelerado de pessoas infectadas, que poderia causar o colapso no sistema de saúde brasileiro.


Últimas Notícias