Notícias

28/06/2020
Dia do orgulho LGBT+: pela liberdade de ser o que é!
Compartilhe

Internacionalmente, o dia 28 de junho marca o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, um levante que assegura lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex à liberdade de terem orgulho de ser quem são. Ainda tomados por uma sociedade preconceituosa, que violenta das mais variadas formas os que não correspondem a uma estrutura social conservadora, celebrar a data é uma forma de lembrar que o indivíduo é detentor de sua própria identidade e merece respeito por tal. Por isso: Dia do orgulho LGBT+: pela liberdade de ser o que é!

A data marca ainda um fato ocorrido em Nova Iorque, em 1969, quando pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas com frequência no ambiente. Foram mais de duas noites em um ato contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI. No ano seguinte, o resultado foi a organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970.

Atualmente, as Paradas do Orgulho LGBT ganharam proporções muito maiores e acontecem em quase todos os países do mundo. No Brasil, diversas cidades participam.

O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte, que em toda sua história torna evidente a luta por direitos, aproveita a data para reforçar o respeito por toda a população LGBTI+. A preservação de direitos independe de escolha sexual e nenhum indivíduo tem direito de violentar ou anular quem quer que seja em consequência dessas escolhas. Palavra de ordem do dia: inclusão!


Últimas Notícias